Vladimir Safatle

Vladimir Safatle

O que resta da universidade? Vladimir Safatle

Somente enquanto a classe intelectual foi um problema potencial, devido a sua capacidade de mobilização e de tensionamento social, a vida universitária foi preservada

Dialética e experiência crítica Vladimir Safatle

A dialética negativa, ao menos para Adorno, é a única forma própria a nosso tempo de articular crítica efetiva e ação






Governar é fazer desaparecer Vladimir Safatle

Entender como o Estado brasileiro funciona é entender como ele administra o desaparecimento e o direito de matar. Esta é sua verdadeira forma de governo






A propósito de um erro de estrutura Vladimir Safatle

A possibilidade de morrer várias vezes nos livraria de certos medos próprios a organismos que morrem apenas uma vez






Dialetica come diavolo Vladimir Safatle

Todo leitor de Thomas Mann conhece esta passagem. Ela está no capítulo 2 de Doutor Fausto e narra o momento em que o diabo procura o compositor Adrian Leverkühn para firmar com ele um pacto, mostrar-lhe o caminho da nova linguagem musical. Conversa tensa, que em dado momento é suspensa pela contemplação de uma impressionante … Continue lendo “Dialetica come diavolo”

A psicanálise e as formas do político Vladimir Safatle

A política não precisa ser pensada apenas como reflexão estruturada sobre as formas das identidades coletivas em sua pretensa autonomia. se a psicanálise tem consequência para o pensamento político é por ela trazer uma concepção nova de conflito, de diferença e de singularidade com implicações sobre a economia de relações entre sujeito e sociedade. pois … Continue lendo “A psicanálise e as formas do político”

Ruínas estéticas Vladimir Safatle

Por que a arte moderna parece sempre ter que dar conta de linguagens já gastas?   Hegel afirma, em suas Lições sobre a filosofia da história, que os persas foram o primeiro povo a entrar na história “porque a Pérsia é o primeiro império que desapareceu” deixando atrás de si a mobilidade e a inquietude … Continue lendo “Ruínas estéticas”

Setembro

TV Cult