Quando o terror bate à sua porta Além da lei

As reformas e acontecimentos políticos do Brasil indicam que o país se desfaz às custas dos cidadãos e caminha para o terror de Estado.

Stella do Patrocínio, ou o retorno de quem sempre esteve aqui Anna Carolina Vicentini Zacharias

Reviver a memória de Stella do Patrocínio é aliar-se à luta antimanicomial, aos movimentos negros e feministas contra a prisão em massa de pessoas negras.

Arcas de Babel: Luci Collin traduz Diana Goestch Curadoria Patrícia Lavelle

Luci Collin traduz Diana Goetsch, poeta e educadora estadounidense que recebeu o prêmio Donald Murray de Pedagogia e é autora da coletânea 'Menino sem nome'

Desinformação e fanatismo na era da superabundância de informação Wilson Gomes

O excesso de informação disponível na Internet pode ter um efeito contrário do esperado, pois é necessário senso crítico para compreender o que é informado

Quinina e cloroquina: histórias e trajetórias Ana Nemi

Para chegar na Cloroquina, composto químico utilizado hoje no tratamento de doenças, houve uma série de experimentos, iniciados com Mikhail Bulgakov.

No mundo da unidade de mercado, um sonho de política Tales Ab'Sáber

As relações políticas e de consumo se articulam na sociedade atual, em torno de interações humanas fragmentadas e atomizadas.

Não faz sentido, hoje em dia, tentar-se enquadrar e disciplinar a arte como se fosse algo a ser controlado por um tutor moralista.

Bruno Antonio Barros, 35

São Luís, MA

A liberdade de expressão começa pelo direito de ser quem você é, do jeito que você quiser ser, em todos os lugares

Felipe Roberto Martins, 35

Suzano, SP

Será que estamos na presença de uma censura mascarada pela necessidade e manutenção de nossa subsistência?

Jaqueline Gomes de Souza, 32

São José do Rio Preto, SP

Wislawa por Przybycien Tarso de Melo

Regina Przybycien, tradutora de Wislawa Szymborska e grande responsável pela divulgação de sua obra no Brasil, conversou com a CULT sobre a sua relação com a poesia da autora polonesa

Silêncio, vazio e arruaça Marcelo Reis de Mello

'O Método da Exaustão' propõe que os leitores se joguem ao aperto de mão que é o poema, mesmo que o livro se trate, pode-se dizer, de uma não-poesia.

Corpo indócil: a invocação de uma subversão pela arte Bianca Dias

A representação da mulher e de seu corpo na arte passou de uma posição de passividade e docilidade para uma demarcação do corpo indócil, carnal e erótico.

Bolsonaro e o Neo-Mesmismo Tropical Fascista Antonio A. R. Ioris e Rafael R. Ioris

O governo Bolsonaro é um paradoxo por termos um presidente neo-populista destruindo direitos sociais e ambientais e liderando um regime autoritário.

Newsletter

Setembro

TV Cult