Revista CULT homenageia grandes pensadoras no Dia Internacional da Mulher

Revista CULT homenageia grandes pensadoras no Dia Internacional da Mulher
Angela Davis ilustrada pela jornalista Helô D'Angelo

 

Neste 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, a CULT criou uma campanha online para prestar homenagem a algumas das grandes pensadoras que já foram capa da revista. Nela, Angela Davis, Hannah Arendt, Marcia Tiburi, Marilena Chaui, Simone de Beauvoir e Sueli Carneiro ganharam retratos de Helô D’Angelo, jornalista e ilustradora da equipe da CULT.

O objetivo da campanha é ir além do “parabéns” às mulheres neste 8 de Março – data que, apesar de ter origens na luta feminina por direitos, é gradativamente explorada de forma comercial. Em vez de alimentar estereótipos sobre as mulheres, a CULT preferiu reverenciar o pensamento feminino em seus diversos aspectos: do feminismo negro à filosofia clássica; das lutas de classe às análises políticas; em elaborações nacionais ou internacionais.

Autora das ilustrações, Helô D’Angelo tem 23 anos e é repórter do site da CULT. Formada em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero, tem paixão por boas histórias e por arte – dois mundos que mistura em suas reportagens em quadrinhos. Na CULT, além das ilustrações da campanha e de reportagens em texto e vídeo, já publicou matérias gráficas sobre Cássia Eller e sobre a fotógrafa Nan Goldin. É, também, autora do livro-reportagem Quatro Marias – uma reportagem em quadrinhos sobre as realidades do aborto no Brasil e co-autora das reportagens gráficas Assédio no volante , sobre denúncias de abuso sexual em autoescolas, e Cinerótico: os cinemas pornôs no centro de São Paulo.

Hannah Arendt
A filósofa Hannah Arendt, capa das edições 99 (2006), 129 (2008) e 208 (2015) da CULT (Arte Helô D’Angelo
A filósofa, educadora e escritora Sueli Carneiro, capa da edição 232 da CULT (2017) (arte Helô D’Agelo)
A filósofa e escritora Marilena Chaui, capa das edições 133 (2009), 182 (2013) e 209 (2016) da CULT (Arte Helô D’Angelo)
A filósofa, ativista política e escritora Simone de Beauvoir, capa da edição 207 da CULT (2015) (Arte Helô D’Angelo)
A filósofa, ativista política e escritora Angela Davis, capa da edição 217 (2016) da CULT (Arte Helô D’Angelo)
A filósofa Marcia Tiburi, colunista e capa da edição 199 (2015) da CULT (Arte Helô D’Angelo)

(1) Comentário

Deixe o seu comentário

Setembro

TV Cult