‘Trilogia Placas tectônicas’, de Vinicius Calderoni
Completando a trilogia Placas tectônicas, iniciada em 2014, a peça de teatro Chorume, do músico, ator e escritor Vinicius Calderoni, é lançada nesta terça (29), às 18:30h, na Livraria da Vila da Alameda Lorena. No evento, o autor participará de sessão de autógrafos e conversa sobre os livros.
Apesar de não seguirem um mesmo enredo, Não tem medo (2014), Ãrrã (2015) e Chorume (2017) são configurados como trilogia pela exploração que empreendem às placas tectônicas da modernidade. Aos movimentos subterrâneos que, mesmo escondidos sob o fluxo de acontecimentos objetivos, interferem na formação das pessoas e nas suas relações pessoais. Assim, no primeiro volume diversos personagens sobem ao palco para montar o cenário dessas transformações: uma modernidade marcada pela fragmentação, pelo excesso, pela (in)comunicação.
Já em Ãrrã apenas dois personagens, um casal de namorados adolescentes na África, ocupam a cena. Em seu diálogo, questões relacionadas ao Outro despontam. Como este é visto, desejado ou repelido no complexo jogo com a alteridade estabelecido pelas relações contemporâneas. Chorume completa a trilogia com o que promete em seu nome. Extrai do lixo – as relações vazias, a falência das instituições, os absurdos da modernidade – o chorume. Matéria prima de Calderoni para lançar o homem em questões sobre as transformações no mundo e sua posição nesses cenários emergentes.
Lançamento da ‘Trilogia placas tectônicas’
Quando: 29 de agosto, às 18:30h
Onde: Livraria da Vila – Al. Lorena, 1731
(1) Comentário
A pessoa que escreveu esse artigo não leu nem assistiu às peças né?