‘Não está mais aqui quem falou’, de Noemi Jaffe

‘Não está mais aqui quem falou’, de Noemi Jaffe

Sexto livro de ficção da escritora paulista Noemi Jaffe, Não está mais aqui quem falou, publicado pela Companhia das Letras, é lançado nessa quarta (16), às 19h, na Livraria da Vila da Rua Fradique Coutinho. Com a presença da escritora, o evento contará ainda com leituras de trechos da obra realizadas pelos escritores Joca Reiners Terron e Elidia Novaes.

Composto por quarenta textos curtos, que transitam entre a crônica, a poesia e a prosa, Não está mais aqui quem falou apanha diversos motes do cotidiano para entretecer reflexões sobre linguagem, literatura, ficção e realidade. A potência da palavra ‘tigre’, expressões populares, as particularidades da palavra portuguesa ‘lá’, a origem românica na língua portuguesa são alguns dos temas que ela aborda nessas investigações do universo linguístico e, por consequência, humano.

Jaffe expressa assim certa preocupação com a palavra que já mostrara em seus livros anteriores, como em A verdadeira história do alfabeto (2012), com o qual ganhou o Prêmio Brasília de Literatura em 2014, e em Írisz: as orquídeas (2015). Também está presente em Não está mais aqui quem falou o jogo entre o real e o fictício. Em ‘Uma agulha’, penúltimo texto do livro, esclarece a ventura da mistura: “Alguns textos neste livro são verdadeiros, mas parecem falsos; outros são falsos, mas parecem verdadeiros. Outros, ainda, misturam as duas categorias, propondo uma espécie de indistinção entre elas.”

Lançamento de ‘Não está mais aqui quem falou’
Quando:
 16 de agosto, às 19h
Onde:
 Livraria da Vila – Rua Fradique Coutinho, 915

Deixe o seu comentário

Setembro

TV Cult