‘Lenin e a revolução de outubro: textos no calor da hora (1917-1923)’, de José Paulo Netto (org.)
Reunião de textos que Lenin escreveu nos cinco primeiros anos após a Revolução Russa, o livro Lenin e a Revolução de Outubro – textos no calor da hora (1917-1923) é lançado nesta sexta (25), às 19h, na Livraria Expressão Popular. No lançamento, o professor de história da USP Luiz Bernardo Pericás e Miguel Enrique Stedile, membro da direção nacional do MST, promoverão um debate sobre o centenário da Revolução Russa.
A partir desses escritos, organizados por José Paulo Netto, professor da Escola de Serviço Social da UFRJ, há a possibilidade de observar, através do principal líder revolucionário russo, como foi articulada a Revolução de 1917. Na primeira metade dos livros estão os textos referentes ao processo revolucionário, à organização dos bolcheviques até a tomada do poder. Na segunda parte, os textos já se referem ao momento em que os revolucionários estão no governo, e debruçam-se a pensar na consolidação do poder soviético.
Na apresentação do volume, o organizador Paulo Netto ainda faz uma cronologia dos eventos e contextualiza o leitor contemporâneo quanto aos partidos, organizações e movimentos políticos que figuraram nos jogos de poder da Revolução Bolchevique. Como Netto explica em sua apresentação, os textos de Lenin atraem tanto pelas suas reflexões teóricas sobre a revolução como pelo comportamento prático-político que ensejam. Essa dimensão prática é, como escreve o organizador, um dos motivos que torna os textos apelativos para o leitor não especializado.
Lançamento de ‘Lenin e a Revolução de Outubro – textos no calor da hora’
Quando: 25 de agosto, às 19h
Onde: Livraria Expressão Popular – R. Abolição, 201