Biografia de Raul Seixas ganha festa com bloco de carnaval; veja mais eventos

Biografia de Raul Seixas ganha festa com bloco de carnaval; veja mais eventos
A biografia de Raul Seixas lançada pelo jornalista Jotabê Medeiros ganha um evento no Sesc Pompeia com o bloco Toca Rauuul (Foto: Todavia/Divulgação)

 

[Literatura] Lançamento de Raul Seixas – Não diga que a canção está perdida

Polêmica por discutir suspeitas de que Raul Seixas tivesse entregado Paulo Coelho à ditadura, a biografia de Raul escrita pelo jornalista Jotabê Medeiros, Raul Seixas – Não diga que a canção está perdida, ganha uma festa no Sesc Pompeia. O evento começa com uma conversa entre o autor, o músico Lucas Santtana, e a jornalista Roberta Martinelli e, mais tarde, pra entrar no clima de carnaval, acontece uma apresentação do bloco carioca Toca Rauuul.

20/2, às 20h, no Sesc Pompeia, Rua Clélia, 93, São Paulo, SP. Grátis (mediante a retirada de ingressos 1h antes do evento).

[Cinema] Made In Korea no CCSP

Nem só de Parasita vive o cinema coreano, e a mostra Made in Korea no Centro Cultural São Paulo veio mostrar justamente isso. Entre os filmes exibidos, estarão clássicos modernos do país – como Mother (2009), também dirigido por Bong Joon Ho –, obras que Hollywood importou anos depois para remakes – Oldboy (2003), dirigido por Park Chan-wook – e filmes que não tiveram tanta repercussão fora do país, como Crying Fist (2005), dirigido por Ryoo Seung-wan. Veja a programação completa no site.

11 a 23/2, no Centro Cultural São Paulo, Rua Vergueiro, 1000, São Paulo, SP. Grátis (mediante a retirada de ingressos 1h antes da sessão). 

[Arte] Semana de Arte Contra a Barbárie 

Organizada por artistas independentes de Belo Horizonte, a Semana de Arte Contra a Barbárie junta diversos eventos e tipos de manifestação artística em um só esforço: cinema, música, exposições, contação de histórias, teatro, rodas de conversa; tudo com um espírito anti-fascista e faça-você-mesmo. Veja a programação completa e mais informações sobre o evento aqui. 

11/2 a 18/2, diversos lugares em Belo Horizonte, MG. Grátis.

[Debate] 98 anos da Semana de Arte Moderna

Um dos mais importantes eventos de arte da história do Brasil, a Semana de Arte Moderna segue sendo extensivamente discutida e lembrada pouco antes de seu centenário. A Tapera Taperá promove uma conversa sobre os impactos da Semana e do modernismo na arte brasileira, sobre suas contradições e atualidades. Os participantes serão os pesquisadores Mariano Marovatto, Marina Damasceno e Carolina Serra Azul. 

14/2, às 19h, na Tapera Taperá, Av. São Luis, 187, 2º andar, loja 29, Galeria Metrópole, São Paulo, SP. Grátis.

[Exposição] Retratistas do Morro

Segunda maior favela do Brasil, o Aglomerado da Serra, comunidade de BH, é o ponto comum entre todos os trabalhos mostrados na exposição Retratistas do Morro. Curada por  Guilherme Cunha, a mostra reúne imagens pertencentes à história recente da fotografia brasileira produzidas pelos fotógrafos João Mendes e Afonso Pimenta, que trabalham desde 1970 registrando o dia-a-dia dos moradores do Aglomerado da Serra.

14/2 a 4/4, na Avenida Afonso Pena, 737, Centro, Belo Horizonte, MG. Grátis.

[Música] Kiko Dinucci lança Rastilho no Sesc Pompeia

O músico paulista Kiko Dinucci lança seu segundo álbum solo no Sesc Pompeia nesse sábado. Rastilho, assim chamado como uma referência às cordas do violão, é uma homenagem instrumento, que acompanhou Kiko por sua carreira e é a peça central do álbum – até os vocais chegam depois dele. O show contará com participação de Juçara Marçal, cantora e parceira do músico no trio Metá Metá, e Rodrigo Ogi, rapper paulista – ambos participam de faixas de Rastilho

15/2, às 21h, no Sesc Pompeia, Rua Clélia, 93, São Paulo, SP. R$30 ou R$15 (meia).

[Exposição] Gisela Eichbaum: trabalhos sobre papel 1957 – 1976

A pintora e desenhista alemã naturalizada brasileira Gisela Eichbaum completaria 100 anos em 2020. Em comemoração ao seu centenário, o Museu Lasar Segall realiza uma exposição de um período de sua obra em que Gisela focava em formatos pequenos, sobretudo o papel, como suporte de suas obras. Suas reflexões sobre cor e o modo como ela retratou a angústia pós-Segunda Guerra também são temas fortes da exposição.

15/02 a 18/05, no Museu Lasar Segall, Rua Berta, 111, São Paulo, SP. Grátis.

[Literatura] Guimarães Rosa: antes, durante e depois

O Canto da Carambola promove uma discussão intensa sobre a obra de Guimarães Rosa e seu retrato da vida interiorana no Brasil – e nisso cabe seu antes, durante e depois. O evento abre com uma exposição de obras do artesão Getúlio Damado e segue com dois espetáculos teatrais: “Leréias”, de autoria de Valdomiro Silveira, grande inspiração de Guimarães Rosa; e “Riobaldo”, baseado em Grande Sertão: Veredas. A noite se encerra com uma discussão de pesquisadores convidados sobre o impacto da obra do escritor.

15/2, das 18h à 0h, no Canto Da Carambola, Rua do Oriente, 123, Rio de Janeiro, RJ. Grátis (os ingressos espetáculos teatrais são por contribuição espontânea).

[Exposição] Viagem Pitoresca pelo Mercado Central de BH

Realizada a partir de pequenas expedições ao Mercado Central de Belo Horizonte ao longo dos anos, a exposição Viagem Pitoresca pelo Mercado Central de BH mostra uma série de desenhos em grafite sobre o papel da artista plástica Rita de Souza. Depois de fixar moradia no Canadá, a artista fazia vindas esporádicas ao Brasil entre 2015 e 2018 e se encantou pela maneira do Mercado de reunir inúmeros elementos culturais da região.

20/2, às 19h, no Centro Cultural UFMG, Av. Santos Dumont, 174, Belo Horizonte, MG. Grátis.

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult