Mateus Aleluia faz live de lançamento de novo disco; veja mais dicas

Mateus Aleluia faz live de lançamento de novo disco; veja mais dicas
O cantor e compositor Mateus Aleluia lança 'Olorum' em live neste domingo (21) (Foto: Vinicius Xavier/ Divulgação)

 

Toda sexta, uma seleção de eventos culturais para aproveitar de casa


[Música] Mateus Aleluia

No domingo (26), o cantor e compositor baiano Mateus Aleluia lança seu terceiro disco solo, Olorum, em uma live transmitida pelo Instagram do Sesc Ao Vivo e pelo Youtube do Sesc SP. Com produção de Ronaldo Evangelista, o álbum traz 12 canções inéditas que ressoam os cantos dos nkises (entidades do povo bantu) e voduns (divindades ancestrais em Bein). As faixas “Amarelou” e “Bem-te-vi” têm participação de João Donato, que há 40 anos foi o arranjador de dois dos três discos do grupo Os Tincoãs, do qual Aleluia fez parte até os anos 1970. A apresentação faz parte do projeto Em Casa Com Sesc e começa às 19h.

[Bate-papo] Terças Crespas

Na terça (28), o Centro Cultural São Paulo (CCSP) promove uma conversa entre artistas do teatro, do cinema, da dança, da música e da literatura que ajudaram a construir a história das artes negras no Brasil. Participam do bate-papo a atriz Léa Garcia, o ator e escritor Haroldo Costa e o ator e diretor João Acaiabe. A apresentação é de Lucelia Sergio e Sidney Santiago Kuanza. O projeto Terças Crespas comemora os 15 anos de atuação do coletivo teatral Os Crespos em São Paulo. A conversa começa às 19h30 no Instagram do CCSP.

[Cinema] Mostra Brasil Cinema Agora!

Até o próximo sábado (1º), o Itaú Cultural disponibiliza em seu site quatro filmes brasileiros na íntegra: Arábia (2017), de Affonso Uchôa e João Dumans; Azougue Nazaré (2018), de Tiago Melo; Chuva é cantoria na aldeia dos mortos (2018), de João Salaviza e Renée Nader Messora e Inferninho (2018), de Guto Parente e Pedro Diógenes. Obras que, segundo a instituição, simbolizam a atualidade e a potência do audiovisual brasileiro. A curadoria é de Francesca Azzi, da Zeta Filmes.

[Debate] Arte e política em tempos de deepfakes

Na quarta (29), a professora da FAU-USP Giselle Beiguelman e o especialista em mídia e tecnologia Ronaldo Lemos discutem o fenômeno das deep fakes em uma live organizada pela Revista Zum por ocasião do lançamento de sua 18º edição. Quais os dilemas éticos e políticos da utilização de imagens produzidas por inteligência artificial a partir de bancos de dados? A mediação é de Thyago Nogueira, editor da ZUM. Às 18h, no Youtube da Zum.

[Seminário] Histórias indígenas

Também na quarta (29), o Masp promove o terceiro seminário online que antecipa o eixo temático do museu em 2023, inteiramente dedicado às histórias indígenas. A ideia é discutir a riqueza e a complexidade de materiais indígenas e culturas imateriais, suas filosofias e cosmologias, além dos desafios de trabalhar com esses campos no contexto de um museu. Participam teóricos, artistas e curadores de diferentes locais. Das 11h às 15h30, no Youtube do Masp.

[Teatro] Mungunzá Digital

Desde 25 de maio, a Companhia Mungunzá mantém no ar uma plataforma de conteúdos relacionados a artes cênicas. Há apresentações musicais, peças filmadas, documentários, debates, trilhas sonoras e live-streaming. Na série “Aquilombamento digital”, Felipe Ramos conversa com artistas negros para pensar, discutir, fomentar e conhecer o pensamento e as produções criativas negras. Os conteúdos são gratuitos.


> Assine a Cult. A mais longeva revista de cultura do Brasil precisa de você

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult