‘Cinco mil dias: o Brasil na era do lulismo’, de G. Maringoni e J. Medeiros
Organizado pelo jornalista e professor de Relações Internacionais da UFABC Gilberto Maringoni e pelo historiador Juliano Medeiros, Cinco mil dias: o Brasil na era do lulismo, da Boitempo Editorial, será lançado nesta quinta (17), às 19h, na Tapera Taperá. Durante o evento, Maringoni e o professor de Relações Internacionais da PUC-SP Reginaldo Nasser, que assina um texto do livro, promovem um debate sobre os treze anos de governo petista.
Aliado à longa análise temporal que abrange os cinco mil dias de PT à frente do governo federal, o livro também traz um olhar sobre todos os setores da gestão petista. Desde economia, poder judiciário, infraestrutura, educação e saúde, até meio-ambiente, direitos LGBT, questões raciais e indígenas, esportes, políticas urbanas e de habitação. Para tanto, foram convocados 52 pensadores (entre ativistas, acadêmicos, parlamentares e lideranças políticas). André Singer, Aldo Fornazieri, Erminia Maricato, Guilherme Boulos, Jean Wyllys e Vladimir Safatle são alguns dos nomes que assinam artigos no livro.
Como sinalizam os organizadores no prefácio, a proposta não é apenas avaliar os avanços e impasses do lulismo, mas principalmente tirar dessa experiência lições para o futuro de uma esquerda atualmente derrotada. Dividido em 43 capítulos, a última parte da coletânea é inteiramente dedicada a reflexões sobre os dilemas da esquerda no atual cenário brasileiro.
Lançamento de ‘Cinco mil dias: o Brasil na era do lulismo’
Quando: 17 de agosto, às 19h
Onde: Tapera Taperá – Av. São Luiz, 187