‘Algo infiel’, de Guilherme Gontijo Flores e Rodrigo Tadeu Gonçalves
Reunião de ensaios dos professores da UFPR Guilherme Gontijo Flores, também poeta, e Rodrigo Tadeu Gonçalves, com fotografias de Rafael Dabul, o livro Algo infiel: corpo, performance e tradução é lançado nesse sábado (19), na Casa das Rosas. O evento conta também com uma pequena apresentação do grupo Pecora Loca que, coordenado pelos professores, faz tradução, recitação, musicalização e performance de poemas grego-romanos.
A relação entre o texto escrito e sua vocalização é um dos principais temas que percorre os 56 ensaios do livro. Indo dos clássicos da antiguidade até às figuras da modernidade, como Poe, Artaud e Nina Simone, os ensaístas procuram repensar a palavra falada em sua dimensão mágica, espacial, criadora.
Ao considerar a realização performática de um texto, e não apenas seu suporte escrito, Gontijo e Gonçalves repensam também a tradução. Integram assim o corpo, suas potências sonoras, nessa atividade de recriação literária. Uma experiência que, como afirmam no último ensaio do livro, está marcada pela penetração do outro. “Traduzir o ritmo do outro não é necessariamente buscar apaziguar os dilemas do presente no conforto originário do canto do passado, mas expor-se à alteridade, por vezes radical, desses ritmos que nos são alheio”.
Lançamento de ‘Algo infiel’
Quando: 19 de agosto, às 19h
Onde: Casa das Rosas – Av. Paulista, 37