90 anos de Hilda Hilst são celebrados pelo MIS-SP; veja mais eventos
A poeta Hilda Hilst, que será homenageada com uma mostra no MIS (Foto: Fernando Lemos)
[Exposição] Homenagem a Hilda Hilst no MIS
A partir deste sábado, o MIS vai juntar duas comemorações: os 90 anos do nascimento da poeta Hilda Hilst e os 50 anos do museu. A mostra Revelando Hilda Hilst, curada pelo artista visual e jornalista Jurandy Valença, mostrará fotos da poeta (algumas inéditas) feitas por quatro fotógrafos ao longo de momentos diferentes de sua vida. No primeiro dia da exposição, o museu também traz leituras dos poemas de Hilst e a exibição de filmes feitos sobre a vida da escritora.
1/02 a 15/03, no Museu da Imagem e Som (MIS), Av. Europa, 158, São Paulo, SP. Grátis.
[Exposição] O lírico em cena
Em comemoração aos 80 anos do Coro Lírico Municipal de São Paulo, o saguão e salão nobre do Theatro Municipal está mostrando nove instalações partes da exposição O lírico em cena. Juntando figurinos, elementos de cenografia, partituras, vídeos e documentos, a exposição tem como objetivo relembrar os 112 títulos de óperas que já foram apresentadas no Theatro, e celebrar a precisão técnica que exige o canto lírico.
15/01 a 21/02, no Theatro Municipal, Praça Ramos de Azevedo, s/n, São Paulo, SP. Grátis.
[Seminário] Mito do Rei Arthur: como vivê-lo
O curso internacional de filosofia Nova Acrópole oferece, nesta sexta, um seminário sobre o Mito do Rei Arthur. O objetivo é, além de discutir a história do líder britânico, entender mitos como construções que podem ou não ser lógicas, mas que são permeadas de significados que falam à psiquê humana – ou seja, compreendê-los também como chaves para entender a vida.
31/01, às 19h, na Nova Acrópole Lago Sul – Escola de Filosofia, Setor de Mansões Dom Bosco, Conj 12, Bloco B, Brasília, DF. Grátis (mediante a inscrição no site).
[Exposição] Abstração e Figuração na Galeria Zagut
Reunindo uma gama de diferentes técnicas artísticas (pintura, escultura, fotografia, desenhos, objetos), a Galeria Zagut faz, pelo segundo ano consecutivo, uma grande exposição de artistas nacionais e internacionais. Desta vez, o tema é “abstração e figuração”, e a mostra conta com mais de 160 artistas e suas contribuições à discussão do que separa esses dois extremos.
1/02, às 16h, na ZAGUT, Shopping Cassino Atlântico, Av. Atlântica, 4240, Rio de Janeiro, RJ. Grátis.
[Exposição] Construção: Tadashi Kawamata
Tadashi Kawamata, artista japonês que vem ganhando grande destaque na cena internacional de arte contemporânea, ganha sua própria exposição na Japan House a partir desta terça-feira (4). Conhecido por fazer grandes instalações com os mais variados materiais, o artista construiu uma obra feita de hashis especialmente para o segundo andar da exposição.
4/02 a 12/04, na Japan House São Paulo, av. Paulista, 52, São Paulo, SP.
[Música] Ludwig van Beethoven 250 Anos
Abrindo a temporada de 2020 da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, a orquestra homenageará um dos compositores mais importantes do período clássico: Ludwig van Beethoven, que nasceu a 250 anos. Serão apresentadas duas de suas obras seminais: Sinfonia no.1 em Do Maior Op.21 e Sinfonia no.2 em Relação maior Op.36.
4/02, às 20h, no Cine Brasília, EQS 106/107, s/n, Brasília, DF. Grátis.
[Cinema] 6ª Mostra Curtas Premiados
Ao longo de fevereiro, o Itaú Cultural apresenta 17 curtas-metragens nacionais de diversos temas e gêneros na 6ª Mostra Curtas Premiados. Entre eles, por exemplo, está Swinguerra, curta de Bárbara Wagner e Benjamin de Burca que foi premiado na 58ª edição da Bienal de Veneza. O filme acompanha três companhias de dança de Recife enquanto elas ensaiam para apresentar seus números em competições locais.
4/02 a 18/02. no Itaú Cultural, av. Paulista, 149, São Paulo, SP. Grátis (mediante a reserva de ingressos no site do Itaú Cultural).
[Literatura] Clube de leitura: Os sertões
Em sete encontros que se estendem até maio, ainda sem data marcada, a Livraria Leonardo da Vinci promove uma leitura e discussão do clássico jornalístico-literário de Euclides da Cunha, Os sertões, grande formador do pensamento brasileiro. O primeiro encontro, nesta quinta (6), será introdutório à obra de Euclides e à dinâmica do clube de leitura.
6/02, às 19h, na Livraria Leonardo da Vinci, av. Rio Branco, 185, Rio de Janeiro, RJ. Grátis.
[Teatro] Mostra de Cenas Pretas no Teatro Negro e Atitude
Criado em 1993, o Teatro Negro e Atitude foca sua pesquisa nas manifestações da cultura popular brasileira de matriz africana. Neste sábado, eles realizarão a Mostra Cenas Pretas, um conjunto de apresentações com uma grade de cenas do teatro negro como parte do projeto Venda Nova: Periferia e negritude, que busca horizontalizar o acesso da região de Belo Horizonte e Venda Nova à arte negra e cultura afro-brasileira.
1/02, às 16h, no Teatro Negro e Atitude, rua Eduardo Nello Ribeiro, 90, Belo Horizonte, MG. Grátis.