Ocupação Vladimir Herzog, peça inédita de Otávio Frias Filho e mais

Ocupação Vladimir Herzog, peça inédita de Otávio Frias Filho e mais
(Foto: Acervo Instituto Vladimir Herzog / Autoria desconhecida)

 

[Exposição] A Fé e os Orixás

A exposição A fé e os orixás mostra o trabalho da fotógrafa Hanna Vadasz. As imagens celebram a fé na natureza e nas origens, enaltecendo o candomblé e a sua representação, os orixás. A divindades são significadas por elementos da natureza (como os raios, as chuvas, os minérios, os ventos, as águas, o fogo, a terra), ligadas às emoções intrínsecas aos humanos (como raiva e amor). 

Até 31/08, das 10h às 20h, na Bemglô, rua Oscar Freire, 1105, Jardim Paulista (São Paulo – SP). Grátis. Saiba mais aqui.

[Teatro] Tutankaton

O Sesc Avenida Paulista recebe a estreia do espetáculo Tutankaton, com encenação da diretora Mika Lins e dramaturgia de Otávio Frias Filho. A montagem narra o estabelecimento do culto a um só deus – Áton – no Antigo Egito, o que culmina em conflitos sociais, e posteriormente, na decisão de retorno ao politeísmo. O texto traz referências a temas como os horrores da verdade única, as práticas autoritárias, os dogmas e ideologias. No elenco estão Samuel de Assis, Augusto Pompeo, Rogério Brito, Daniel Infantini, Monalisa Silva, Reynaldo Machado e a atriz convidada Bete Coelho. 

09/08 a 01/09, às 21h (quinta a sábado) e 18h (domingo), Sesc Avenida Paulista, Avenida Paulista, 119, Bela Vista (São Paulo – SP). R$ 20,00 (meia).  

[Filme] O Fascismo de Todos os Dias, de Mikhail Romm

O Cine-Teatro Denoy de Oliveira exibe o longa de Mikhail Romm como parte do ciclo Cinema Com Partido – Mostra Democrática. O objetivo é dar espaço às produções que abordam a precarização do trabalho, o colonialismo, imperialismo, racismo, ciência e escola sob censura e aversão à democracia. O filme de Romm intercala imagens de 1965 e fotografias apreendidas de soldados alemães da SS para refletir sobre a natureza do fascismo. 

 10/08, às 10h, no Cine-Teatro Denoy de Oliveira, rua Rui Barbosa, 323, Bela Vista (São Paulo – SP). Grátis. Saiba mais aqui. 

[Debate] Sábado Resistente DOI-Codi 50 anos

O Núcleo Memória em parceria com o Memorial da Resistência realiza um debate para marcar os 50 anos da criação do DOI-Codi. O evento terá a presença de  Mariana Joffily, pesquisadora, professora e autora do livro No centro da engrenagem, Marcelo Godoy jornalista e autor de A casa da vovó, Artur Machado Scavone, jornalista e ex preso político e a historiadora Deborah Neves, autora do livro A persistência do passado.

10/08, das 14h às 17h, no Memorial da Resistência de São Paulo, largo General Osório, 66 (São Paulo – SP). Grátis. Saiba mais aqui.

[Música] Festival Ethno Brazil 

Em sua segunda edição, o festival recebe 25 jovens músicos, entre 18 e 30 anos, de diferentes culturas e estilos de 11 países. Acompanhados pelos líderes artísticos Carlinhos Antunes (Brasil) e Suchet Malhotra (Índia), os musicistas apresentarão um repertório composto por músicas tradicionais de seus países de origem: Argélia, Argentina, Bélgica, Brasil, Chile, Chipre, Espanha, Grécia, Guiné, Índia e Portugal.

10/08, às 19h, no Auditório Ibirapuera, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº (São Paulo-SP). Grátis. 

[Debate] A fadiga da democracia progressista e os novos demagogos

O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro e a jornalista, autora e tradutora Silvia Bittencourt discutem os desdobramentos da ascensão de líderes populistas, bem como formas de resistência ao retrocesso que vem tomando a política local e global. Além de celebrar os 30 anos da editora Estação Liberdade, o evento também marca o lançamento do livro A grande regressão, que reúne 16 autores consagrados que buscam entender os acontecimentos políticos dos últimos anos. 

13/08, às 19h, na Livraria Martins Fontes, av. Paulista, 509, Paraíso (São Paulo – SP). Grátis. 

[Música] Filarmônica em Câmara

Os músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais se organizam em quartetos, trio e duo para apresentar obras camerísticas de Saint-Saëns, Britten, Prokofiev e Dohnányi. Os últimos 300 ingressos serão distribuídos no dia do concerto a partir das 18h, na bilheteria da Sala Minas Gerais. Cada pessoa pode retirar até quatro ingressos.

13/08, às 20h30, na Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, rua Tenente Brito Melo, 1.090, Barro Preto (Belo Horizonte – MG). Grátis. 

[Exposição] Ocupação Vladimir Herzog

Esta edição da série Ocupação, do Itaú Cultural, retoma um lado menos conhecido de Herzog: o do jornalista ligado às artes que, certamente, teria se tornado um excelente cineasta. Quando foi morto pela ditadura militar, em 1975, estava preparando um roteiro sobre Canudos e Antonio Conselheiro. Também deixou realizado e finalizado o minidocumentário Marimbás, de 1960, fruto de um curso de cinema que fez com o cineasta sueco Arne Sucksdorff (1917-2001). A exposição também reúne e exibe trabalhos de sua autoria no cinema, teatro e fotografia.

A partir de 14/08, das 9h às 20h (terça a sexta); das 11h às 20h (sábados, domingos e feriados), no Itaú Cultural, av. Paulista, 149 (São Paulo – SP). Grátis.

[Lançamento] Vozes Insurgentes de Mulheres Negras

Jornalista, pesquisadora e colunista da CULT, Bianca Santana lança Vozes insurgentes de mulheres negras – do século XVIII à primeira década do século XXI no Rio de Janeiro com debate e oficina de escrita autobiográfica para mulheres negras. Compilado de textos que retomam o conhecimento produzido por mulheres negras brasileiras, o livro busca compreender diversas perspectivas de nossa sociedade e nossa história. Participam do debate Anielle Franco e Carol Rocha.

15/08, das 15h às 21h, na Casa das Pretas, rua dos Inválidos, 122, Lapa (Rio de Janeiro – RJ). Grátis. 

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult