Cinema latino-americano, mostra de mídia negra e feminina e mais
Helena Ignez em "A família do barulho", 1970, seu longa 'Fakir' abre mostra de cinema latino-americano em SP (Foto: Divulgação)
[Audiovisual] 1º Mostra Nacional de Mídia Negra e Feminina
Na 1ª Mostra Nacional de Mídia Negra e Feminina será apresentado o resultado das três formações oferecidas pelo projeto “Sou negra e quero falar”. Além da exibição dos trabalhos em vídeo feitos por comunicadoras negras de todo o Brasil, a programação contará com falas das formadoras de cada oficina: discurso responsável, segurança digital, gestão de mídias sociais, edição de vídeo e um pocket show do Grupo Teresa
19/07, das 18h às 22h, no Centro de Referência da Juventude, rua Manoel Cassiano de Morães, 113 (Belo Horizonte – MG). Grátis. Saiba mais aqui.
[Bate-papo] Autonarrativa e Colaboração
Na manhã do dia 19, a dupla Cândido Mariano Elias e Rodrigues Pedro, da Terra Indígena Icatu, localizada no oeste do Estado de São Paulo realiza uma conversa na exposição em cartaz “Resistência Já!”, no Museu de Arqueologia e Etnologia da USP. O objetivo da atividade é discutir exposições autonarrativas, lugar de fala, colaboração, entre outros temas relacionados à cultura Terena.
19/07, das 9h às 12h, Museu de Arqueologia e Etnologia da USP, av. prof. Almeida Prado, 1466 (São Paulo – SP). Grátis. Saiba mais aqui.
[Seminário] Nossos Passos na Psicologia Vêm de Longe
Com o objetivo de manter de forma contínua e constante o diálogo da Psicologia com as relações raciais, o Conselho Regional de Psicologia de São Paulo (CRP SP) promove o seminário “Nossos passos na Psicologia vêm de longe”. A atividade pretende continuar a discussão com a categoria e a sociedade sobre a conjuntura atual das políticas públicas de saúde mental no que tange os aspectos que envolvem a luta da população negra, bem como a troca de experiências entre participantes, fomentando uma psicologia antirracista.
19 a 20/07, às 18h, Rua Pedro Vicente, 625, Canindé (São Paulo – SP). Grátis. Inscrições no link. Saiba mais aqui.
[Debate] Mulheres Negras Trans e Cis: Quais Encruzilhadas nos Aproximam?
O evento será um espaço de troca e debate sobre as interseccionalidades em torno das vivências das mulheres negras na pluralidade de suas identidades de gênero. Estarão presentes a filósofa e doutora em Filosofia da Educação Sueli Carneiro, a publicitária e diretora de arte Neon Cunha, a jornalista e pesquisadora Cinthia Gomes e a advogada Terra Johari. Quais são os avanços percebidos no presente e desafios colocados no futuro quando falamos de espaços compostos por mulheres negras trans e cis? É essa a questão que orienta o debate.
20/07, das 15h às 18h, Aparelha Luzia, rua Apa, 78, Campos Elíseos (São Paulo – SP). Grátis. Saiba mais aqui.
[Roda de Conversa] Microfone Aberto Sobre Racismo e Poder
O Coletivo Autônomo dos Estudantes de Filosofia realiza uma intervenção filosófica no Reduto do RAP para refletir sobre racismo e poder na sociedade. O Reduto do RAP é um projeto que visa proporcionar cultura e entretenimento com atrações relacionadas ao hip hop e abre espaço para novos artistas mostrarem seu trabalho. A intervenção faz parte do projeto socioeducativo denominado Filosofia na Comunidade, que trata de debater temas políticos e sociais nas periferias da zona norte e oeste de São Paulo.
20/07, das 18h às 22h, rua Presidente Bernardes, 115, Freguesia do Ó (São Paulo – SP). Grátis. Saiba mais aqui.
[Seminário] Histórias Indígenas
Este é o segundo de uma série de seminários que antecipam a exposição ‘Histórias indígenas’, a ser realizada em 2021. As atividades reintroduzem as culturas indígenas no museu, com a presença de teóricos, artistas, curadores e ativistas de diferentes locais, cenários e perspectivas que se propõe a discutir a riqueza e a complexidade de materiais indígenas e culturas imateriais, suas filosofias e cosmologias e os desafios e as possibilidades de trabalhar com esses campos, sobretudo no contexto de um museu.
23 e 24/07, das 10h às 16h, no MASP, av. Paulista, 1578 (São Paulo – SP). Grátis. Ingressos distribuídos uma hora antes do evento. Saiba mais aqui.
[Cinema] Chabrol Em 35mm
A mostra organizada pela Cinemateca exibe um panorama da extensa filmografia do cineasta francês Claude Chabrol. A maior parte da seleção concentra-se nas décadas de 1980 e 1990, incluindo filmes como Mulheres diabólicas, Negócios à parte, Madame Bovary e A teia de chocolate, todos protagonizados por Isabelle Huppert, e também títulos menos vistos, como Os mágicos e Betty – uma mulher sem passado, adaptação do cineasta para a obra do escritor belga Georges Simenon.
Até 28/07, diversos horários, Cinemateca Brasileira, largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino (São Paulo – SP). Grátis. Saiba mais aqui.
[Curso] Três Críticos na Periferia do Capitalismo
O curso de inverno da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH-USP) apresenta a obra de três críticos brasileiros do século 20: Paulo Emílio Salles Gomes, Ferreira Gullar e Roberto Schwarz, assim como as relações entre eles, as diferentes formulações propostas pelos críticos diante de situações comuns e a interação dos três intelectuais com as tendências políticas ou culturais de sua época.
23 a 26/07, das 14h às 16h, na FFLCH-USP (São Paulo – SP). Grátis. Inscrições no site. Saiba mais aqui.
[Festival] Latinidades
O Festival da Mulher Afro Latino Americana e Caribenha promove diálogos fundamentais e um intercâmbio cultural entre as mulheres de estados brasileiros e países americanos por meio de oficinas, debates, feiras, shows e outras atividades. A iniciativa busca o fortalecimento de identidades, da formação política e técnica, do empreendedorismo e estímulo à produção artística, cultural e intelectual de mulheres negras nos mais diversos campos de atuação.
23 a 26/07, no Centro Cultural São Paulo, rua Vergueiro, 1000 (São Paulo – SP). Grátis. Inscrições no site. Saiba mais aqui.
[Clube de Leitura] (Em) Contos Latino-americanos
O clube propõe a leitura de contos de autores brasileiros e hispano-americanos a fim de refletir sobre uma produção literária contemporânea que aponta caminhos interpretativos a respeito da diversidade histórica e cultural do nosso continente. Os contos do mês são: “A galinha degolada”, de Horacio Quiroga e “A menor mulher do mundo”, de Clarice Lispector. A mediação será feita pela professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Ana Lúcia Trevisan.
24/07, das 19h às 20h30, Biblioteca Mário de Andrade, rua da Consolação, 94 (São Paulo – SP). Grátis. Saiba mais aqui.
[Coleção] Cadernos Ultramares
Com curadoria de Marcos Lacerda e Sergio Cohn, a coleção reúne os mais importantes ensaios de grandes autores brasileiros: Roberto Schwarz, Silviano Santiago, Mário de Andrade, Lilia Schwarcz, Maria Rita Kehl, Sérgio Buarque de Holanda, Carla Rodrigues, entre outros. Publicados em Portugal pela Oca Editorial, os Cadernos Ultramares podem ser obtidos, no Brasil, por meio de assinatura: o leitor receberá em casa dois cadernos de ensaios por mês, em edições cuidadosas e comentadas.
R$25 mensais. Saiba mais aqui.
[Exposição] 50 Anos de Stonewall
A exposição de arte queer reúne obras que falam sobre resistência e lembram o levante de Stonewall, ocorrido há 50 anos. A mostra é um evento paralelo ao Seminário LGBTI+ do Congresso Nacional, com obras de 16 artistas, dentre eles Victor Arruda, em atividade há mais de 50 anos. Estão presentes obras do coletivo Afrobapho, Camila Soato, Diego Bresani, Elvira Cachorra, Fernando Pericin, Francisco Hurtz, Helder Amorim, Livia Auler, Lynn Carone, Lyz Parayzo, Matheus Assunção, Rafael da Escóssia, Ramonn Vieitez, Victor Hugo Soulivier e Wolney Fernandes
até 31/07, na Casa da Cultura da América Latina da UnB, setor Comercial Sul Q. 4 Sala 103, Asa Sul (Brasília – DF). Grátis. Saiba mais aqui.
[Cinema] 14ª Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo
São 148 títulos de 16 países. O longa de abertura será Fakir, dirigido por Helena Ignez, ainda inédito no Brasil. A sessão é gratuita e será aberta ao público na Sala Simón Bolívar, no Memorial da América Latina. As cineastas Tata Amaral, Cláudia Priscilla, a atriz Léa Garcia e o ator chileno Patrício Contreras, que apresentará o filme Cuecas rasgadas, são os grandes homenageados desta edição.
24 a 31/07, diversos locais de São Paulo. Até R$ 12. Saiba mais aqui.