Sem um pingo de moral, sem uma vírgula de ética

Sem um pingo de moral, sem uma vírgula de ética

Moralidade

 Substantivo feminino

1. Qualidade, característica do que é moral, do que segue os princípios da moral.
2. Conjunto dos princípios morais, individuais ou coletivos, como a virtude, o bem, a honestidade etc.; moral.

Ética é um conjunto de conhecimentos extraídos da investigação do comportamento humano ao tentar explicar as regras morais de forma racional, fundamentada, científica e teórica. É uma reflexão sobre a moral.

Moral é o conjunto de regras aplicadas no cotidiano e usadas continuamente por cada cidadão. Essas regras orientam cada indivíduo, norteando as suas ações e os seus julgamentos sobre o que é moral ou imoral, certo ou errado, bom ou mau.

No sentido prático, a finalidade da ética e da moral é muito semelhante. São ambas responsáveis por construir as bases que vão guiar a conduta do homem, determinando seu caráter, seu altruísmo e suas virtudes, e por ensinar a melhor forma de agir e de se comportar em sociedade.

É assim, bem didática, que começo a refletir a votação, na Câmara dos Deputados, sobre as denúncias de corrupção contra Michel Temer. O resultado foi revoltante: a maioria votou contra a continuidade do processo que, se fosse adiante, poderia resultar em impeachment do presidente que não é reconhecido nem pelo povo nem por muitos chefes de Estado – na cúpula do G-20, poucos líderes cumprimentaram Temer; no Brasil, apenas 3% dos brasileiros aprovam seu governo.

A cara de pau de alguns representantes políticos é a maior crise neste país. Não dá para acreditar que seus gestos sejam para o bem do povo. Quem disse a estes homens que o povo quer que eles permaneçam no poder? Ninguém disse. Ninguém quer. E eles insistem, sem um pingo de moral, sem uma vírgula de ética, sem vergonha na cara, da forma mais descarada e deslavada possível.

É difícil acreditar que estamos vivos para ver tanto mau caratismo.

O pior de tudo é que essa lama fétida que inunda a casa de leis – e que faz o aroma dos suínos parecerem um Lancôme La Nuit Trésor – vai tomando conta do país. Em um só final de semana, no mesmo país, a política enlamaçada mata duzentas pessoas e coloca um efetivo de 5 mil policiais para acabar com o crime. Um pai foi preso por quebrar a porta da emergência de um hospital, que estava trancada, para salvar seu filho atropelado – e o delegado, ao invés de prender quem se negou a dar socorro, prende quem pede socorro.

Tenho e impressão que os escroques que colonizaram os Brasil reencarnaram todos de uma vez.

Mas tudo passa e esse tempo imoral também há de passar. Resistiremos.

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult