Direito e democracia em Habermas

Direito e democracia em Habermas
O filósofo e sociólogo alemão Jürgen Habermas (Foto Európai Bizottság/Dudás Szabolcs)
  Em 1981, Habermas havia publicado sua “obra maior”, a Teoria do agir comunicativo. Em 1992, foi dada a público uma concretização encorpada daquela teoria para o campo específico do Direito e da  Política no volume que em português se chama Direito e democracia entre facticidade e validade. O próprio autor entende esse livro como resposta sobre o que poderia ainda significar uma postura socialista após a queda do socialismo real, a saber, “conjunto das condições necessárias para formas de vida emancipadas, sobre as quais os participantes mesmos precisam primeiro se entender”. Direito como lugar de uma interna conexão entre Facticidade e Validade O Direito moderno afirma que o sujeito privado está autorizado a impedir que outros, inclusive o Estado invadam seu âmbito de liberdade. Por outro lado, o Estado moderno monopoliza os meios de constricção legítima, isto é, a aplicação de penas. O Direito implica desde a origem uma competência para coagir, que deve ser legitimada. Uma vez que quem infringiu a lei impediu a liberdade de alguém, Kant legitima a coerção como “impedimento do impedimento à liberdade”, através da qual a liberdade é reafirmada. Fica liberada aos sujeitos a motivação para a observância da lei: eles podem fazê-lo meramente pela legalidade, isto é, para conformar seu comportamento à letra da lei e assim não sofrerem sanções, ou podem observar a lei com motivação moral, pelo dever. Porém as regras jurídicas devem poder ser observadas por causa de sua validade racional, devem merecer o respei

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