Sesc Pompeia sofre ataques por sediar evento com Judith Butler

Sesc Pompeia sofre ataques por sediar evento com Judith Butler A filósofa Judith Butler, que chega ao Brasil no início de novembro (Foto Keystone-a)

 

Um dos principais centros culturais de São Paulo, o Sesc Pompeia vem sofrendo ataques em sua página no Facebook desde a tarde desta quinta (26) por receber, na segunda (6), a filósofa estadunidense Judith Butler. Ela participa do seminário “Os fins da democracia”, que acontece entre os dias 7 e 9 de novembro – e que não trata de gênero, especificamente.

Ao todo, a página já recebeu 386 avaliações negativas em torno de 24 horas. A mesma estratégia foi utilizada contra a página do MAM logo após a polêmica envolvendo a performance La Bête; e com o Santander, que em Porto Alegre organizou a mostra Queermuseu.

Uma petição anônima também lançada nesta quinta (26) pede ao Sesc o cancelamento da visita de Butler – e já conta com 88.821 assinaturas. “Não podemos permitir que a promotora dessa ideologia nefasta promova em nosso país suas ideias absurdas, que têm por objetivo acelerar o processo de corrupção e fragmentação da sociedade”, é como justifica-se o texto da petição.

Além de participar do seminário, a filósofa vem ao Brasil para lançar seu último livro, Caminhos divergentes – judaicidade e crítica do sionismo (Boitempo), obra que faz uma crítica ao sionismo político dialogando com filósofos como Emmanuel Levinas, Hannah Arendt e Walter Benjamin.

Uma das principais teóricas dos estudos queer, Butler também exerce grande influência em outros campos teóricos e disciplinares como a Ética e a Filosofia Política. É autora de, entre outros, Problemas de gêneroFeminismo e subversão da identidade, Relatar a si mesmo – Crítica da violência ética A vida psíquica do poder – Teorias da sujeição. 

Em resposta às avaliações negativas ao Sesc Pompeia, artistas e apoiadores articularam um “avaliaço” informal. Desde ontem, cerca de 3 mil pessoas avaliaram positivamente o centro cultural, incluindo nomes como o jornalista Bruno Torturra, a poeta Alice Ruiz e os músicos Juçara Marçal, Mariá Portugal, Ricardo Herz, Dudu Tsuda e Leo Cavalcanti. Procurados, os representantes do Sesc preferiram não se manifestar sobre o assunto.

(136) Comentários

  1. Isso é um DESfavor à sociedade brasileira! Essa porcaria inventada por essa criatura perversa e inútil já foi rechaçada pelo povo desta nação! O papel aceita tudo e mentes vazias, mais ainda! Qual o embasamento científico desta teoria de gênero? Nenhum né? Médicos e outros mestres no assunto, do mundo inteiro, já se posicionaram a respeito da grande perversidade por trás desta “ideologia”, que só visa a destruição do patrimônio privado! Parem de usar dinheiro público para divulgar esta M…

  2. Não queremos financiar a ideologia de gênero. #Fora Judith
    A avaliação que faço de vocês depois dessa iniciativa et a pior possível.

  3. Lamentável essa iniciativa da revista Cult em trazer uma propagadora de ideias que indignificam o ser humano. Onde existe ideologia de gênero não existe o bom senso.

  4. Que o Sesc jamais permita o desatino de cancelar eventos deste tipo por conta de seres reacionários e, minimamente, incultos.

  5. Espero que o SESC não sucumba à ignorância e traga essa grande intelectual para nos ajudar a sair desse obscurantismo que nos encontramos no momento.

  6. Qual o interesse em trazer Judith Butler
    ao Brasil?
    Porque não fazer uma pesquisa com o povo brasileiro, se nós aceitamos essas ideologias nefastas?

  7. Eu sugiro a Judith Butler e os que a convidaram para dar palestra no Brasil a fazer conferências em paises de ideologias que se assemelham aos seus pensamentos. Que tal Venezuela, Cuba, Coréia do Norte…

  8. O trabalho do Sesc é sério, não podemos permitir o cerceamento da liberdade individual e institucional que esse movimento facista vem tentando impor ao nosso país.

  9. Não me sinto bem ao ver que nosso país voltou ao obscurantismo. A nossa vocação de país do lado de baixo do Equador é mais para o pecado que para a manutenção de uma sociedade hipócrita. É fato que numa democracia, todas as vozes tem que ser ouvidas, mas as pessoas têm perdido a noção de seus direitos e invadem a percepção ampliada de alguns como se mentes abertas fossem terrenos sem dono.
    Há de se estabelecer uma nova e melhor ordem social neste país após o caos. Àqueles de mente fechada la mala leche.
    Parabéns ao SESC!!!!!!

  10. Essa palestra com dinheiro publico,e o mesmo que jogar nosso dinheiro em uma caixa de lixo.não a ideologia de gêneros
    sim a ideologia de gênesis criou Deus homem e mulher.

  11. Estamos vivenciando a volta do obscurantismo medieval.só está faltando a fogueira e um Giordano Bruno para completar.esses grupos reacionários pelo visto estão levando a melhor.são brutos e ganham no grito.e as organizações de eventos terminam recuando.isso alimenta a ignorância.cuidado!o ovo da serpente está sendo gestado.os valores iluministas arduamente conquistados estão em risco.absurdo total!

  12. Sou evangélico, artista popular e também, consumidor da arte, o sesc SP é um destes suportes para a projecao da arte e do artista, sempre primando pela alta qualidade etica e estética em suas produções e está palestra(acredito), só irá informar e politizar seus participantes. Seja bem vinda Judith Butler!!!

  13. Excelente oportunidade para conscientizar as pessoas sobre a importância de se falar em gênero sem mistificações!!

  14. Uol poderia arrumar um jeito mais esperto de fazer propaganda desta senhora. SP tem 17.milhões de habitantes e 88 mil são contrarios e merece noticia no uol.
    vergonha e sinismo

  15. Porquê atacar se podemos ao menos ouvir. Não consigo entender esse movimento de repudiar que anda tomando conta da sociedade.

  16. QUE ABSURDO USAR DINHEIRO PÚBLICO PARA UM EVENTO LIXO, EM QUE NÃO HAVERÁ OPORTUNIDADE P SE OUVIR POSIÇÕES CONTRÁRIAS E CRISTÃS!!!
    DINHEIRO PÚBLICO NÃO E PARA GASTAR COM LIXO!!
    CADÊ A VERGONHA, A MORAL, OS BONS COSTUMES CRISTÃOS, A HONRA?
    QTS VERGONHA SINTO DE VCS!!
    VOU ESTAR PRESENTE P COMBATER TODO ESSE LIXO!!

  17. Por que a ignorância está dominando tanto o país ultimamente? Sério, as pessoas querem impedir qualquer avanço cultural por que? É tanta ignorância, essas mesmas pessoas que criticam o país e admiram os europeus, querem viver no atraso. Nojo

  18. É triste a situação em que nos encontramos nesse país! Talvez, essa mesma gente que tenta apertar e gradear toda a conquista “democrática” de um Brasil que despertava, no mínimo, na igualdade social… deve estar aborrecida por perceber que já não somos mais o país do futebol nem do carnaval!!! Mas infelizmente, ainda somos o país preocupado com o último capítulo das novelas! “Eles” poderiam se dar por satisfeito com a ignorância mantida pelo poder… e deixar, pelo menos, voar livre aqueles ainda preocupados com arte, beleza e justiça.

  19. Apoiamos o SESC não somente por mais essa iniciativa, mas por todo seu incansável apoio à arte e à cultura.
    Quanto aos que se pretendem donos da verdade e guardiães da moral, só temos a lamentar o modo ditatorial com que tentam impor seu pensamento.

  20. Uma extraordinária filósofa da contemporaneidade. Merece todo o respeito do público brasileiro e espero que o SESI não recue em sua vinda e nem na palestra. Quem dera poder ir assisti-la. Parabéns aos organizadores pela iniciativa e pelo conteúdo da palestra.

  21. Quanto aos manifestantes contrários. Deveriam fazer um esforço humano, irem a palestra, debaterem com argumentos interessantes e aprenderem a serem democráticos na escuta e na discussão..

  22. Coisa de patrulheiros da moral e bons costumes que não tem nada disso e que só servem para encher ”os pacová”! Coisa de MBL! Estamos perdidos!!!!

  23. Engraçado: se vier alguém ao Brasil pregar idéias fascistas ou nazistas é preso; idéias comunistas é permitido? Todas essas ideologias são totalitárias e não entendo o porque dessa permissividade quanto ao comunismo!

  24. O DIREITO DE IR E VIR, E A LIBERDADE DE LER, PENSAR, ESCREVER, DISCUTIR, INFORMAR, DISCORDAR DO QUE EU PENSO OU DAQUILO QUE VOCÊ PENSA ESTÃO EM JOGO? QUE SOCIEDADE MEDÍOCRE É ESTA?

  25. Mais do que nunca precisamos estar atentos e nos posicionar contra qualquer forma de censura.
    Isso não pode voltar no nosso país.

  26. Se a palestra for sobre ideologia do gênero, tem meu repudio. Apenas por ser acientífica e propagar questões inveridicas.

  27. Não sei como essa representante do lixo moral da perversão ainda encontra consonância com a minoria embriagada com essa imposição degradante de fundamentos absolutamente enganosos que contrariam a sociedade. Os mentores do SESC que se prestaram a esse desserviço social certamente colherão os frutos podres de suas opções nefastas.

  28. Sensacionalista esse título, não? Acrescentar “Página no Facebook do…” no começo não faria mal a ninguém e daria uma informação mais completa. E isso faz parte da democracia, todos têm o direito de expressar opinião e boicotar eventos que considerem ruins. E todos têm o direito de apoiar o Sesc na defesa contra o outro lado. Entendo que o site se alinhe mais com os liberais do que conservadores, mas expressões de opiniões dos conservadores não podem virar notícias com ares de denúncia. Essa, aliás, é o primeiro passo para a intolerância.

  29. Eu continuo sendo teimoso e lendo e aprendendo com grandes filósofos como Platão, Sócrates, Pitágoras. Esses me mostram algo com que se preocupar e ter um rumo nesta vida. Outras e outros mais modernos não tem nada para eu aprender são fracos e impotentes.

  30. SESC…….VÁ EM FRENTE.
    NÃO SE DEIXE LEVAR POR ESSA DIREITA FACISTA COMO FEZ O MASP.
    FAÇO QUESTÃO DE ESTAR NAS APRESENTAÇÕES, NEM QUE SEJA COMO PROTESTO AO MBL & CIA.

  31. Democracia é o ultimo tabu político, uma filosofa que discute isso é muito bom para toda humanidade. Mesmo você não concordando você pode ir a palestra dela por exemplo só para “rir” com suas ideias. Nao precisa acreditar, nao precisa concordar, mas defenda o direito dessa discussão existir, se nao, você não estará defendendo a democracia, defenderá o facismo, que é mais ou menos a mesma coisa nos dias de hoje.

  32. pedido de cancelamento da palestra da dona Butler é precisamente uma iniciativa CONTRA A CENSURA! Pois o trabalho diuturno dela e de sua seita de fundamentalistas ideológicos e/ou meros tarados pelo poder (sem ideologia alguma) visa implantar a DITADURA de um “pensamento” único e compulsório em toda a sociedade, começando, sobretudo, das escolas onde as crianças serão cobaias dos experimentos ideológicos da seita butleriana.
    E os que divergem (não importando o quão racionalmente façam isso) serão, pois, criminalizados e perseguidos, já que essa imposição semântica e interpretativa vem tendo força de lei pelo mundo afora.
    Não é o que estamos prestes a sofrer com a implantação da tal BNCC que tornará ainda mais ostensivo o estupro cultural intelectual e moral que o MEC tem implantado no Brasil? Sugiro pois que possamos adotar também essa ênfase em nossas divulgações da iniciativa: Para impedir a censura imposta ao povo, pressionemos pelo cancelamento da vinda de Butler!

  33. E uma pena que o SESC abra espaço para esse tipo de pessoa. Deixo aqui minha avaliação negativa. Democracia sempre. Que a família volte a ter importância na formação de nossa sociedade.

  34. Fiquei impressionado com o grupo de apoio à filosofa. Jornalista, poeta e músicos de quem nunca se ouviu falar. Lamento que UOL dê espaço para notícia como esta, e ainda tente demonstrar que existe apoio. Compara 88 mil assinaturas contra 7 desconhecidos.

  35. Os promotores de petições têm de, no mínimo, assumir o que fazem e sair do anonimato. Leram livro da autora? Não. Sabem o que é e praticam Ética? Não. Se soubessem teriam assinado assumido publicamente a aberração. Não conheço a obra e o percurso da professora. Teríamos de ouvi-la! Não dar voz às palavras que nao conhecemos é obscurantismo tal qual queimar livros em praça. Mas isto é atitude de fascistas, nazistas, que aqui há, mas não sao 88.000 enganos….

  36. Teoricamente a visita desta desconstruída nada tem a ver com ideologia de gênero, da mesma forma que uma visita do Papa nada teria de ligação com o Catolicismo

  37. Parabéns ao SESC pela realização e ousadia em não se submeter a posicionamentos reacionários,

  38. Também acho que os brasileiros mereçam discutir uma visão contraposta a tudo que se tem propagado.
    Por que não chamar um grande estudioso e pensador brasileiro radicado nos USA, como Olavo de Carvalho?
    Motivos ideológicos? Ameaça à democracia? Ameaça à esquerda?
    Se forem estes os motivos, não se justificam, os brasileiros têm direito à informação e pensamentos diferentes daqueles que temos visto prevalecerem por aqui e que têm levado o País ao caos e destruição da cultura como fator de desenvolvimento.

  39. Dá a impressão de que tudo aquilo está de volta.
    Não podemos nos esquecer nunca de que parte importante da sociedade brasileira apoiou o golpe de 1964.
    A situação parece estar bem clara para quem quiser ver.

  40. Uma grande filosofa, uma grande ativista dos direitos humanos. Grande iniciativa do Sesc Pompéia. Com firmeza e tranquilidade devemos enfrentar e combater o sectarismo e todas as formas de obscurantismo.

  41. ” Intransigência de qualquer espécie ao intelecto, não leva a oportunidade dos saberes diversos…

  42. Num momento tão conturbado e obscuro, penso que certas exposições e palestras deveriam lançar alguma luz sobre os caminhos e soluções possíveis e não, simplesmente, contribuir para acirrar ainda mais as discussões, de forma pouco saudável, despertando mais ódio e ira do que reflexões.
    Judth Butler, neste momento, é totalmente descartável como pensadora e alguém que possa trazer alguma mudança importante. Com certeza, uma palestra de Olavo de Carvalho, um pensador e estudioso, provavelmente, o maior, ainda vivo, brasileiro, fosse de muito mais valia.
    Estar ou não atrás de soluções é que definem certas escolhas.
    Entre Judith e Olavo, fico com o segundo, sem relutar.

  43. Só falta ter dinheiro da Lei Rouanet financiando a vinda dessa destrambelhada para o Brasil. Quem estiver bancando que pague um espaço para ela apresentar suas teorias despresíveis.

  44. Espero que os diversos espaços Sesc espalhados pelo Brasil continuem com seu excelente trabalho, nos oferendo qualidade e diversidade em sua programação. Liberdade é um preceito básico constitucional. Não se intimidem. Que verve ouvir pessoas competentes e com coisas relevantes a dizer: que venha Judilt Butler

  45. Essa estratégia no plataform para ideias que não são aceitas pela maioria é uma intolerância inaceitável. Afinal são ideias. Quem acha melhor outras ideias, que viva com as suas preferências. Li a entrevista da filósofa., pois acompanho a revista. Merece ser ouvida e muitos farão isso. Discordâncias com e respeito aos outros são compartimentos comunicantes do cérebro de pessoas inteligentes.

  46. O Sesc, sempre promoveu bons espetáculos e ótimos show, é lamentável que promova esse tipo de teoria, “queer”, a propósito, porque nao traduzir para a nossa língua,

  47. Viva a liberdade de expressão, contra toda forma de autoritarismo. É inaceitável essa visão sectária, rasa do mundo. Como pode alguém pretender proibir outra de ir a uma palestra, museu, cinema, igreja, etc., que mentalidade é essa? Cada um vai onde quer.

  48. Sou absolutamente contra a Ideologia de gênero e declaro isso recorrendo à máxima amplamente defendida por pensadores que a defendem, que é a liberdade de expressão. No entanto, acho que a mais importante arma a se usar contra esse tipo de evento é o boicote. Simplesmente não vá, não divulgue, não fomente. Ignore. E incentive eventos que sejam condizentes com as suas opiniões. Isso é democracia.

  49. A arte sempre foi questionada quando suas idéias inovadoras se contrapunham às de autoridades que queriam manipular as pessoas segundo seus interesses. Ao final das contas sempre prevalecia o bom senso e a arte provava que suas idéias de vanguarda eram somente manifestações para a elevação do espírito humano sem qualquer tipo de manobra, senão aquela em torno da democracia. Hoje o que se vê com espanto, é que a arte está desnorteada e em nome de interesses particulares, vem afrontando a sociedade com idéias totalmente contrárias ao interesse comum. A situação atual de corrupção, extremismos políticos e religiosos, desestabilização política, nacional e internacional em que vivemos hoje, é uma demostração relevante que ainda temos preocupações importantes para debater. Deveríamos nos preocupar com problemas realmente que envolvem a sociedade como um todo.

  50. Ainda estou a procurar qual o “ataque” que a dita cuja sofreu, quando, na UFPE, a exibição d
    do filme o jardim das aflições foi tolerantemente recebida a paus e pedras pela turma da canhota.

  51. Nem tudo dá certo ou não funciona para alguns, felizmente os que mais gritam são os que somem mais cedo do cenário, esses mimimis são passageiros, sempre há de ter uns descontentes e infelizes com o mundo., alguns se transformam em Hitlers outros em Dalai Lama….e assim segue a humanidade, os cães ladram e a caravana passa.

  52. Boa Tarde!!!
    Isto ocorre devido aquela velha mania de alguns brasileiros idiotas, que se acham americanos ficar querendo pegar carona na aba deste paisinho medíocre que só sabe ficar causando guerras e prejudicando a vida de países que não tem autonomia própria, o Brasil deveria proibir esta individua de vim manifestar seus pensamentos medíocres aqui.
    Por que ela não vai fazer palestra para o EI ou em outros países que são totalmente repugnantes ao regime americano.

  53. Por que essa pessoas se opõem à discussão sobre o ponto de vista de uma intelectual internacionalmente respeitada, sobre, os fins da democracia?
    Essas pessoas anônimas não têm medo da corrupção moral: isso é cortina de fumaça, diversionismo. Elas não têm argumentos que possam contrapor aos de Judite Butler.

  54. Precisamos colocar um um fim neste retrocesso cultural e artístico q acontece no Brasil. Imoralidade está no atual governo.

  55. A democracia se faz com liberdade de expressão, com bom senso e razoabilidade! Dito isto, ainda que seja uma grande infâmia para uns é uma grande ideia para outros o fato é que o desenvolvimento humano se dá através do debate de ideias divergentes e respeito mútuo !!!

  56. Nem o comunismo combativo e homocida do Batisti e nem o comunismo social gramsciano da Judith Butler passarão no mundo e no Brasil. Membros do STF extraditem o Batisti de volta para a Itália e Judith Butler go to hell vc não é bem vinda no Brasil ! Os EUA já mandaram pastar o O banana & companheira Hillary graças a Trump e agora em 2018 expurgaremos os corruptos políticos (Lula, Temer, Renan, Aécio, Serra e FHC etc…) e os corruptos sociais gramascianos que infestam ainda as nossas escolas e universidades .

  57. Esses reacionários são piores do que os xiitas do estado islâmico. Somos seres pensantes, somos livres pra aceitar ou não uma linha de pensamento. Ser contra a vinda da mulher só pq ela não pensa como vc é de uma burice sem igual.

  58. A intolerância é abominável. Nada a justifica. A liberdade é bem Supremo. Deve prevalecer sobre quaisquer ideologias.

  59. Essa Judith é mais uma doente louca, aversão ao criacionismo, deveria dar graças a Deus que ainda continua respirando, tenho nojo dessa gente que quer empurrar essa ideologia de gênero pra cima das nossas crianças. Estão querendo as nossa crianças porque sabem que é fácil manipular. Vai tentar manipular um hétero adulto e temente a Deus. Sai fora Judith Butler, você não é bem vinda aqui no meu país!

  60. Que horror o q está acontecendo c o Sesc e a palestra de Judith Butler! Essa onda de reacionarismo é algo impressionante! Aliás, não é onda, q vai e volta; esse preconceito sempre existiu, mas as pessoas de direita e conservadoras n tinham a coragem de exprimí-lo; agora, c esse governo golpista, sentiram-se apoiadas e encorajadas a vomitar seus instintos bestiais.
    Antes esses indivíduos nefastos jogavam toda a sua carga conservadora e raivosa sobre o PT, seus membros e apoiadores (o q continuam fazendo), mas agora compreenderam (já sabiam, só q muitos ignorantes políticos, não, e a imprensa mantinha-os cegos) q aqueles a quem davam apoio eram os q formavam “a quadrilha”), então tinham q achar outro santo p chutar tbm e, assim, escolheram a ridícula e hipócrita bandeira da “moral e bons costumes”! Estou cansada de tanta baixaria e hipocrisia!
    Cada vez tenho mais vontade de morar fora do Brasil, enquanto sou “jovem” e tenho saúde e disposição.

  61. Parabenizo o SESC por iniciativas que debatem a contemporaneidade. Por exemplo de trazer a renomada filósofa Judith Butler para um seminário de alto nível.

  62. Muitas vezes a falta de argumentação, de capacidade intelectual, de capacidade de encarar de frente o contraditório criam esses fascistas. A incapacidade de dialogar revela o atavismo em que estão imersos muitos seres que se postam como intelectuais em nossa sociedade, a falta de tolerância e o desejo infrene de sempre estarem certos revela suas facetas de fundamentalistas, o que podemos classificá-los de cátedras de sua própria ignorância, essa ditadura silenciosa que eles nos querem impelir nada mais é o reflexo de sua própria insciência acerca das coisas, e aqui não é o lugar para os fracos, pois, é preciso ter um intelecto ácido e indigesto para combater nesse campo, e não mocinhas de famílias assustadas na madrugada da megalópole do discurso franco e sincero. O silêncio acerca de sua estupidez retórica lhes cairia melhor.

  63. Não podemos permitir que esse grupelho de nazistas nos obriguem a fazer o que eles querem. Vamos apoiar essa grande filósofa, que tem muito a nos dizer.

  64. Judith Butler, traz conhecimento que gera compreensão, que leva a aceitação e ao caminho da paz! Quem faz esta manifestação acredita que falar traz contágio! É um absurdo é o mesmo que não permitir o negro sentar ao lado de um branco!! Diferenças podem e devem ser respeitadas

  65. Adoro o SESC Pompeia e acho importante este debate Judith Butler sim eu quero deixar meu apoio e quero assistir.
    A cultura precisa disso.

  66. Filósofos nos trazem temas para reflexão! A sociedade está perdendo esta capacidade de reflexão, movidas pela intolerância de grupos “fanáticos”.
    Não há mais espaço para facistas!

  67. Aposto que esse povo que só lê trecho de bíblia pq o pastor manda não faz a mínima ideia dos assuntos que Judith Butler trata. O Brasil ficou assim depois do golpe, ruim, mais corrupto, mais violento e muito burro.

  68. Mentirosos: a petição pedindo o cancelamento da palestra tem autoria. Bernardo Kustler, de Maringá (PR)

  69. É assustador este movimento ultra reacionário que vem nascendo no Brasil. Chocada. O que está por trás disto? Que interesses de poder? Trump reacionário, Inglaterra saiu do CEE por causa da crescente imigração ao país,

  70. O Sesc tem que resistir bravamente a estes ataques obscurantistas e proporcionar o encontro com a filósofa Butler. Suas idéias são importantes para aclarar mentes ignorantes.
    Parabéns ao Sesc pela vinda de Butler ao Brasil.

  71. Infelizmente o Brasil está tão atrasa culturalmente que chega a nos deixar perplexos com esse tipo de atitudes reacionárias! A disse:

    É isso

  72. A liberdade é uma conquista inalienável. Querer proibir ou desqualificar ideias é um retrocesso auto-destrutivo. Quem quiser discordar, que leia os livros da autora e publique outros melhores. Abaixo a censura, viva a liberdade de expressão.

  73. Essa senhora está fazendo um desserviço ao Brasil! Ela não é bem vinda ao nosso país!!! Fora Butler !!

  74. Não podemos permitir que um grupo de pessoas intolerantes pretenda gerenciar a cultura brasileira. Temos que nos organizarmos para resistir a este tipo de atitude antes que seja tarde demais.

  75. O SESC E O PELADÃO DA BOLHA (https://youtu.be/LKfFbYBgtno ) SESC E JUDITH BUTLER É LAMENTÁVEL QUE UMAS DAS INSTITUIÇÕES MAIS SERIAS DESSE PAIS TENHA SE VOLTADO PARA ESTE LADO E NOS NÃO PRECISAMOS DE JUDITH BUTLER NO NOSSO PAÍS PARA DESUTIR DEMOCRACIA

  76. Atacado? Como assim? As pessoas tem o direito de expressarem o seu descontentamento! Essa reportagem e como tantas outras são típicas de pessoas q querem impor a sociedade seus valores e não estão abertos ao contraditório! Pq não colocá-la para um debate? Pq inserir suas ideias na cabeça das pessoas sem dar a possibilidade delas refletirem tbm o outro lado? A imprensa como sempre muito engraçada! Vc q escreveu esse artigo, reflita para entender onde estão os seus enganos! Um forte abraço!

  77. A sociedade civil e os organizadores de eventos como este do SESC Pompeia precisam DESAFIAR estes grupos conservadores que, financiados de fora, estão se estendendo pela América Latina.

  78. Esta mulher NÃO é bem vinda aqui, esta ideologia NÃO é bem vinda aqui, aos “artistas” quem defendem suas ideias, sugiro que cuidem da suas próprias vidas, e não fiquem querendo destruir a vida e família dos outros.
    O Brasil não é laboratório de teste de comunistas, estamos fartos desta palhaçada.

  79. Contra a Ideologia de gênero que não possui qualquer amparo científico. Essa mulher nem sabe quem é e quer dizer quem nossos devem ser. FORA!!! NÃO Queremos esse ser indefinido aqui.

  80. Sesc Pompéia , ” Sofre Ataques ” , que título danoso , ninguém fez nada contra o SESC , só exercemos o nosso direito de liberdade de expressão, pelo pensamento da maioria da população Brasileira é que se elege os governantes não é ? Do jeito que está indo daqui a pouco vão querer eleger o presidente menos votado , porque a minoria não respeita que perdeu , e nós nunca iremos aceitar , seja quem for , pregar desconstrução e anti-semitismo disfarçado no seu livro , em locais públicos, em escolas , somos maioria e POSSUÍMOS o direito de sermos respeitados , ouvidos , e definirmos , o que queremos , ou não queremos , lembrem-se a maioria torna elegível presidentes , atos políticos e todos os etc , não respeitar isto é desrespeitar descaradamente o povo brasileiro , que já se manifestou abertamente contra a “Arte de enganar , e desconstruir nossa sociedade pela base “.
    Afinal não se derruba uma árvore firmada e forte como um Carvalho velho , mas uma muda nova é fácil manipular ” .
    Nossas crianças não serão alvos desta ” ideologia de Gênero ” , e Israel continuará sendo amado, respeitado e aceito como é !

  81. Esta hipocrisia ditatorial fascista tem que acabar, este espaço e construído com nossos impostos, precisamos garantir o debate, quem não gosta é só não participar. Ao debate sim

  82. ´Foi interessante buscar na rede o autor do abaixo assinado. Sua postura é bastante agressiva, incluindo a ameaça de agressão física. Parece tratar-se de pessoa fanática e desinformada, com a qual o dialogo será difícil ou impossível. Estamos numa democracia e é bonito verificar que os informados não se calam e fazem um movimento de equilíbrio. Parabéns para estes intelectuais defensores do programa do SESC.

  83. Parabéns ao SESC por trazer uma filósofa do mais alto gabarito, como é mundialmente reconhecida Judith Butler. Um gesto da mais inequívoca importância diante da arrogância dos intolerantes, interessados unicamente em promover ódio e a afirmação da velha ordem sexual, machista, misógina e LGBTfóbica.
    Parabéns!!

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult