‘Parsona’, de Adriano Scandolara

‘Parsona’, de Adriano Scandolara

 

O poeta e tradutor Adriano Scandolara lança, nessa sexta (8), seu segundo livro de poemas, Parsona, pela Kotter Editorial. O evento, com a presença do autor, ocorre na Livraria Patuscada, região oeste de São Paulo, às 19h.

Na contramão de certas tendências experimentalistas da poesia brasileira, calcadas no concretismo, Scandolara procura revisitar, em Parsona, certa estética relacionada ao parnasianismo. É o caso de um dos poemas que alegoriza a Via láctea de Olavo Bilac. Uma forma de desconstrução da lírica parnasiana que, além de tirá-la do lugar sacro que ocupava no século 19, aponta também para a atualidade dessa poesia.

No posfácio, Scandolara explica algumas de suas opções poéticas. Critica o gosto literário contemporâneo, marcado pelos preceitos modernistas, e mostra como este modernismo influiu na exclusão da poética parnasiana. Na sua opinião, as artes têm se tornado frívolas devido à sua aderência a procedimentos experimentais que já se tornaram convencionais. O poeta já havia retornado à poesia do século 19 em seu mestrado, uma tradução do poeta romântico inglês Percy Shelley.

 

Lançamento de ‘Parsona’
Quando:
8 de setembro, às 19h
Onde: Livraria Patuscada – R. Luís Murat, 40

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult