MAM recebe mostra do alemão Wolfgang Tillmans

MAM recebe mostra do alemão Wolfgang Tillmans

Um acervo com 300 obras do alemão Wolfgang Tillmans compõe a exposição que ocorre na Grande Sala do MAM-SP (Museu de Arte Moderna), escolhida a dedo pelo próprio fotógrafo para apresentar sua primeira mostra individual na América Latina. A exposição, que vem da Serpentine Gallery, em Londres, ganha obras que não constavam na versão anterior.

Tillmans, nascido na Alemanha em 1968, encantou-se pelas estrelas ainda muito jovem. Desenvolveu um conhecimento astronômico considerável, e sua prática fotográfica surgiu como um desenvolvimento dessa paixão pelas lentes como meio de captação de luz.

Seu trabalho opõe-se aos preceitos da Escola de Dusseldorf, que propõe um conceito do universo a partir de sequências matemáticas lógicas, uniformes e organizadas. Para Tillmans, a vida não respeita um sentido linear e pragmático. Ele capturou com suas lentes, ainda que utilizando-se de uma linguagem visualmente limpa e ordenada, cenas banais do cotidiano, efeitos óticos abstratos e o trânsito dos astros. Primeiro fotógrafo a ganhar, em 2000, o Turner Prize, dedicado aos artistas com menos de 50 anos, Wolfgang Tillmans expôs o seu trabalho em diversas galerias da Europa e América do Norte.

A exposição vai até o dia 27/5.

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult