Dossiê | Gramsci, diálogos inéditos

Dossiê | Gramsci, diálogos inéditos
(Arte: Andreia Freire)

 

O pensamento de Antonio Gramsci é hoje um campo internacional e interdisciplinar de estudos, vasto e diversificado. Organizar um dossiê a respeito implica, portanto, fazer escolhas difíceis. A recepção desse pensamento no Brasil data do início dos anos 1960 e a maneira como ele foi lido mudou muito com o tempo. Certas leituras foram consolidadas, outras abandonadas, novos temas se incorporaram às agendas de pesquisa, inovações metodológicas tiveram lugar, enfim, talvez seja mais adequado falar de recepções, no plural.

Mas o que é relevante mostrar atualmente para o leitor brasileiro? Parti do pressuposto, que me parece inquestionável, de que a Revista CULT tem um público bem informado e interessado em acompanhar os debates filosóficos e culturais do mundo contemporâneo. E procurei apresentar, a partir desse pressuposto, uma pequena amostra dos novos estudos gramscianos no Brasil e na Itália, em uma espécie de diálogo transatlântico.

Meu artigo apresenta a trajetória desses estudos, o estado atual da pesquisa e os dilemas da internacionalização desses estudos. E para compor o dossiê convidei pessoas que têm contribuído com novos temas e novas abordagens para a discussão. Primeiro, Guido Liguori, da International Gramsci Society-Italia e um dos organizadores do maravilhoso Dicionário gramsciano. Convidei, também, Daniela Mussi, pesquisadora brasileira, especialista na crítica literária e cultural escrita pelo sardo e autora do estudo mais atual e robusto produzido no nosso país a respeito do jovem Gramsci. E, por último, Giancarlo Schirrù cujas investigações têm valorizado a contribuição de nosso autor para os estudos linguísticos, uma área que tem chamado cada vez mais a atenção. O resultado final é um quadro variado que permite ao leitor reconhecer o estado atual das pesquisas e suas novas direções.


ALVARO BIANCHI é professor doutor do Departamento de Ciência Política da Unicamp


> Compre aqui a versão digital avulsa do Dossiê ‘Gramsci diálogos inéditos’
> Assine a CULT digital e leia na íntegra todos os textos da edição 222

Deixe o seu comentário

TV Cult