Cultura Inglesa Festival traz mais de 30 atrações gratuitas à SP

Cultura Inglesa Festival traz mais de 30 atrações gratuitas à SP
Cultura Inglesa Festival (Sid Scott, Maria Tuca Fanchin, Bella Howard e Divulgação)

 

Conhecido pelos amantes da cultura britânica em São Paulo, o Cultura Inglesa Festival chega, este mês, a sua 23ª edição. O festival reúne exposições de arte, apresentações de teatro, de dança e, para finalizar, um show pop internacional (em 2017, esteve por aqui a cantora Charlie XCX, e, no ano passado, George Ezra), todos gratuitos. “É uma grande alegria para a Cultura Inglesa promover, há 23 anos, um festival que tem como foco a cultura britânica e o intercâmbio com a produção nacional. Acredito que a principal contrapartida do evento seja a democratização da cultura. Como uma associação sem fins lucrativos, a Associação Cultura Inglesa São Paulo tem a responsabilidade de fomentar atividades socioculturais e por isso o investimento contínuo através de vários projetos para as comunidades onde atuamos”, comenta Liliane Rebelo, gerente cultural da Cultura Inglesa. Este ano o evento ocorre entre os dias 24 de maio e 16 de junho.

Além de Lily Allen, compositora britânica e superstar que encerra a programação deste ano, o Festival é uma oportunidade de ver trabalhos de artistas brasileiros selecionados por meio de um edital de fomento, com curadoria afinada composta por artistas e acadêmicos. “Estamos em um momento em que as artes estão passando por um ataque. A Cultura Inglesa apoiar artistas e financiar trabalhos novos é uma referência importante”, coloca Fábio Cypriano, curador de artes visuais. “Nós temos um critério qualitativo e nos esforçamos para buscar o melhor dentre os trabalhos apresentados. Não precisamos nos preocupar em agradar critérios de venda, ou comerciais”, afirma ele.

Em 2019, a seleção de artes visuais terá, pela primeira vez, a participação de um quadrinista. Caco Galhardo assina a exposição Notas de um sonho, baseada no texto Sonho de uma noite de verão, de William Shakespeare. Já a parte de cinema será composta por três mostras: a primeira chama-se Heróis Britânicos  (e inclui um dia dedicado à personagem Lara Croft), a segunda, chamada Cine Fachada, tem trabalhos contemporâneos, como American animals, I am not a witch e Beast  A última é de curtas-metragens   exclusivos do Festival, Vitorianna e Antes que seja tarde.

No teatro, serão quatro espetáculos selecionados via edital – dois voltados ao público adulto e dois ao público infantil. A curadora de teatro Silvana Garcia destacou a importância do Festival como um local de experimentações e protagonismo dos jovens. “O edital oferece a possibilidade de um laboratório de exploração cênica de novos autores – um aspecto significativo uma vez que são poucas as oportunidades que temos de realizar pesquisa e experimentação na cena profissional. Também há o fato de focar em um público jovem, um segmento que precisa ser estimulado a ir ao teatro. Nesse sentido, eu diria que o evento adquire uma dimensão pedagógica importante.”

Além das obras contempladas pelo edital, a agenda traz trabalhos inéditos no Brasil, como a peça What girls are made of, que chega ao Teatro FAAP após uma bem-sucedida temporada no Edinburgh Festival Fringe de Edimburgo, sob a direção de Orla O’Loughlin.

Na área de dança, o Festival apresentará dois espetáculos com forte engajamento político: Imagine, interpretação da canção de John Lennon; e Slowsoul, inspirado no álbum Maxinquaye, do artista britânico Tricky. “Hoje, mais do que nunca neste país, precisamos de editais assim – oportunidade cada vez mais rara para novas criações, novos artistas e novos públicos. É um espaço de apostas, claro, mas arte também é isso: apostar, arriscar”, diz a curadora de dança Iara Biderman.

Ao todo, a programação de 2019 tem cerca de 30 atrações, nacionais e internacionais, distribuídas em sete espaços culturais de fácil acesso, um esforço de garantir que todos possam aproveitar as exposições e espetáculos. Hoje, o Cultura Inglesa Festival  recebe em média 49 mil pessoas presenciais, mais 1 milhão do público online que acompanha os shows no Memorial da América Latina pelo canal Multishow.

23º Cultura Inglesa Festival
Quando? De 24 de maio a 16 de junho de 2019
Quanto? Entrada Gratuita
Programação e informações no site: https://cultural.culturainglesasp.com.br/

Deixe o seu comentário

TV Cult