Feira livre de HQ, Bloomsday, Slam das Minas RJ, Festival AMOBANTU e mais

Feira livre de HQ, Bloomsday, Slam das Minas RJ, Festival AMOBANTU e mais
O coletivo Slam das Minas RJ, que no sábado (15) celebra dois anos de existência (Foto: Laura Jeunon/Divulgação)

 

[Música] Wojciech Kilar in memoriam

A Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas, em parceria com a embaixada da Polônia, realiza um concerto em homenagem ao compositor polonês Wojciech Kilar (1932 – 2013). Sob a regência do maestro Maciej Sztor, a Amazonas Filarmônica e o Grupo Vocal dos Corpos Artísticos apresentam uma seleção das peças do homenageado, entre elas a Suíte do Concerto para o filme de Coppola, o tema do filme O pianista, a obra épica Exodus, entre outras.

13/06, das 20h às 22h, no Teatro Amazonas, av. Eduardo Ribeiro, Centro (Manaus – AM). Grátis.

[Poesia] Dois anos de Slam Das Minas RJ

O Slam das Minas RJ é um grupo de mulheres, pessoas queer, agender, não binárias e homens trans que ocupa ruas e espaços públicos com poesia, música e outras manifestações culturais, mensalmente. Para celebrar o aniversário de dois anos do coletivo, elas convidam artistas para participar de uma batalha poética. Haverá também apresentações musicais e oficinas. Nenhuma opressão ou discriminação é tolerada nos eventos. Homens cis são convidados como ouvintes.

15/06, das 16h às 01h, na Banca do André, rua Pedro Lessa 1 (Rio de Janeiro – RJ). Grátis. Saiba mais aqui.

[Literatura] Bloomsday na Casa de Vidro

O Estúdio Tupi celebra o Bloomsday, data em que, ao redor do mundo, eventos são organizados para celebrar o clássico de James Joyce, Ulisses. Na Casa de Vidro, um dos marcos da arquitetura moderna brasileira, as discussões se focam em desvendar o mistério da ideia de transparência na modernidade. Estão programadas apresentações de Aldo Urbinati, um dos fundadores do Tupi, e de Andrea Drigo e As Espiralistas.

15/06, 15h, na Casa de Vidro, rua Gen. Almério de Moura, 200, Vila Morumbi (São Paulo – SP). Grátis. Saiba mais aqui.

 18º Festa da Igreja do Rosário

Com o tema “Rosário: ventre que gera sementes de resistência”, a Festa da Igreja do Rosário chega à sua 18º edição na Comunidade do Rosário dos Homens Pretos da Penha de França. Durante todo o mês de junho, apresenta uma programação gratuita em diferentes espaços do bairro. Neste sábado (16), o grupo Ilu Obá de Min se apresenta às 16h, no Largo e Igreja do Rosário e, às 19h, acontece uma missa afro-brasileira seguida de roda de jongo com o Jongo dos Guaianás. A Comunidade do Rosário é um grupo comunitário do bairro Penha de França, zona leste de São Paulo, cujo objetivo é divulgar a importância da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos enquanto bem cultural material tombado na Penha e testemunho da presença do negro no município.

Até 07/07, no Memorial Penha de França, Centro Cultural da Penha e Teatro Martins Penna e Igreja Nossa Senhora Rosário dos Homens Pretos (São Paulo – SP). Grátis. Mais informações aqui. 

[HQ] Feira Livre de Quadrinhos

A Feira Livre de Quadrinhos de Fortaleza chega neste sábado à sua 21º . O evento trimestral é um espaço para comprar, vender e trocar HQs, mangás e outros produtos ligados à cultura pop, como camisetas e action figures. Os organizadores prezam por manter a entrada e circulação gratuitas e tem o apoio do jornal O Povo. 

16/06, das 13h às 17h, na av. Aguanambi, 282, Joaquim Távora (Fortaleza-CE). Grátis. Saiba mais aqui.

[Debate] Conjuntura pós-política: diálogos de resistência

A socióloga Sabrina Fernandes participa de uma mesa sobre a atual conjuntura política e os caminhos da resistência, tendo em vista os recentes acontecimentos e avanço da extrema-direita no Brasil. Também participam o professor de arquitetura e jornalismo da PUC Paraná e UniBrasil, Ivan Alexander Mizanzuk, e a historiadora mestre em educação Ana Carolina Dartora.

17/06, das 19h às 22h, no Teatro da Reitoria, rua XV de Novembro, 1299 (Curitiba – PR). Grátis. Saiba mais aqui.

[Conferência] Mulheres na Filosofia Moderna

A UERJ recebe a primeira conferência dedicada exclusivamente à produção de mulheres na filosofia moderna. O foco dos debates será em pensadoras cujo trabalho recebe menos atenção no circuito acadêmico, como Margaret Cavendish, Anne Conway, Elisabeth de Bohemia e Mary Wollstonecraft. Estarão presentes as tradutoras da correspondência de Elisabeth de Bohemia e René Descartes para o inglês, Lisa Shapiro, e para o alemão, Sabrina Ebbersmeyer. Marilena Chaui (USP) fala sobre Dona Gilda de Mello e Souza e Clarice Lispector, e Carla Rodrigues (UFRJ) discute o legado das anarquistas, inclusive brasileiras.

17 a 21/06, na UERJ, rua São Francisco Xavier, 524, Maracanã (Rio de Janeiro – RJ). Grátis. Saiba mais aqui.

Mary Wollstonecraft
A escritora inglesa Mary Wollstonecraft  (Foto: Arte Revista CULT)

[Cinema] Mostra Cinema de Baixo Orçamento

Organizada pelo CineF – projeto de extensão da UFRGS – a mostra busca dar visibilidade à produção independente do estado e é parte da pesquisa Cinema Brasileiro e Economia da Dádiva, desenvolvida pelo grupo Processos Audiovisuais (PROAV/UFRGS). Uma vez por mês, promove exibição e debate com um cineasta gaúcho. Neste sábado, exibe os curtas “Janela” (2012), “Contrato de Amor” (2013), “A última foto” (2014), “Navegantes” (2015) e “Um Corpo Feminino” (2018), de Thais Fernandes.

18/06, das 18h30 às 20h30, no Auditório 2 da Fabico, UFRGS, av. Paulo Gama, 110, Farroupilha (Porto Alegre -RS). Grátis. Saiba mais aqui.

[Festival] Chama: Desafio TRANS/versalidades  

O objetivo do evento é divulgar o trabalho da associação cultural Casa Chama e aproximar o  público transvestigênere e o público cisgênero por meio de rodas de conversas, frentes de saúde, empreendedorismo, performances e shows. Toda a equipe transvestigêneres que trabalhará no festival será remunerada (um dos valores da Casa Chama é reconhecer e oficializar o trabalho dessas pessoas) portanto os ingressos são pagos. A bilheteria será dividida entre os colaboradores e artistas.

20/06, das 13h às 23h, no Teatro Oficina Uzyna Uzona, rua Jaceguai, 520, Bixiga (São Paulo – SP). Ingressos no site

[LGBT] 19º Feira Cultural LGBT de São Paulo

A já tradicional Feira Cultural LGBT acontece há quase duas décadas na semana da Parada LGBT de São Paulo na Praça da República. As tendas reúnem os mais variados produtos de diversos segmentos como moda, acessórios, livros, calçados, perfumes, artes plásticas, decoração, música, vídeo, artigos esotéricos. Há também praça de alimentação e local reservado para divulgação do trabalho de ONGs que defendem a causa LGBT.

20/06, das 10h às 22h, na Praça da República (São Paulo – SP). Grátis. Saiba mais aqui.

[Música] AMOBANTU 

O AMOBANTU (Festival de Música e Cultura Bantu) celebra, durante três dias, a cultura bantu, reforçando sua importância ancestral. Estão programadas atividades gratuitas com artistas, pensadores e coletivos para discutir e compartilhar conhecimentos. Além disso, haverá uma extensa programação musical de três shows por dia com apresentações de Batucada Tamarindo, Jéssica Areias, Negu Edmundo, Coco de Oyá, Laylah Arruda, Senzala Hi Tech, Djanguru Sound System, Buena Onda Reggae Club e Nega Duda.

20 a 22/06, das 10h às 19h30, no Centro de Culturas Negras do Jabaquara – Mãe Sylvia de Oxalá, rua Arsênio Tavolieri, 45, Jabaquara (São Paulo – SP). Grátis. Saiba mais aqui.

[Cinema] In-Edit Brasil

A 11º edição do In-Edit exibe 57 títulos nacionais e internacionais – a maioria inédita no Brasil – no CineSesc, Spcine Olido, Spcine Lima Barreto (CCSP), Cine Matilha (Matilha Cultural) e Cinemateca Brasileira (Sala BNDES e Sala Petrobras). Os filmes se dividem em dois eixos, o Panorama Nacional e o Panorama Mundial. Também estão na programação apresentações musicais de Nação Zumbi, Pin Ups, Sunday, Mani Padme Trio, Banda de Pífanos de Caruaru, Miquel Serra (Espanha), além de bate papo com Arnaldo Antunes e Marcelo Machado, e palestra com Javier Porta Fouz, diretor artístico do Festival Internacional de Cinema Independente de Buenos Aires (BAFICI).

Até 23/06, em diversos pontos de São Paulo. Grátis (exceto sessões no CineSesc e atividades paralelas). Saiba mais aqui

Deixe o seu comentário

Dezembro

TV Cult