Em SP e no Rio, eventos lembram os 99 anos de Clarice Lispector

Em SP e no Rio, eventos lembram os 99 anos de Clarice Lispector
Clarice Lispector e o filho, Paulo, no bairro do Leme, Rio de Janeiro (Foto: Acervo Paulo Gurgel Valente)

 

[Debate] Dramaturgias Negras

Nesta edição do Projeto Negras Palavras, Dione Carlos, autora de Dramaturgias do front, e Gabriel Cândido, dramaturgo e ator, autor do livro Fala das profundezas, conversam sobre a produção contemporânea de teatro negro. A homenageada do encontro é a atriz Ruth de Souza, considerada grande dama da dramaturgia brasileira. O Projeto Negras Palavras é uma parceria entre o Núcleo de Educação e a Biblioteca Carolina Maria de Jesus

7/11, das 11h às 13h, no Museu Afro Brasil, avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº, Portão 10, São Paulo, SP. Grátis.

[Música] Imagine Brazil 2019

Olímpio, Lau & Eu, Bordô, Vesúvio, Nego Bala, Rodrigo Ciampi & Banda, André Gusttavo, Duo Ouriba e Elian Flores disputam a final do festival criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), maior ONG de música para jovens do mundo. Trata-se de uma competição para jovens na faixa etária entre 13 e 21 anos – solistas ou grupos de até oito pessoas – e abrange todos os gêneros musicais. O evento é aberto para o público.

7/11, às 16h, na Galeria Olido, av. São João, 473, São Paulo, SP. Grátis.

[Teatro] Antígonas

Formado por moradoras da Ocupação Carolina Maria de Jesus, o Grupo de Teatro Mulheres de Luta apresenta uma releitura do mito grego. O enfrentamento com Creonte adquire novos contornos, tanto nas avusações desmedidas do Estado, quanto na resposta das mulheres que se levantam. O espetáculo é uma ação do projeto Teatro nas Ocupas, de Belo Horizonte.

8/12, às 20h, na Ocupação Carolina Maria de Jesus, rua Rio de Janeiro, 109, Centro, Belo Horizonte, BH. Grátis.

[Memória] Hora de Clarice

Projeto organizado pelo Instituto Moreira Salles desde 2011 para comemorar a data de nascimento de Clarice Lispector, a Hora de Clarice deste ano apresenta a atriz Mariana Lima em uma leitura performatizada. No IMS Rio, a atriz apresenta um texto inédito criado a partir das adaptações de obras de Clarice Lispector para o teatro, feitas pelo dramaturgo Fauzi Arap. Já no IMS São Paulo, a atriz Simone Spoladore lê trechos de sua obra, seguida de uma palestra da professora Vilma Arêas, que traça o percurso da escritora.

10/12, às 20h, no IMS Rio, rua Marquês de São Vicente, 476, Rio de Janeiro, RJ. Grátis (distribuição de senhas 30 minutos antes do evento).

10/12, às 19h no IMS São Paulo, av. Paulista, 2424, São Paulo. SP. Grátis (distribuição de senhas 60 minutos antes do evento).

[Música] Choro, Chorinho e Chorões

Hamilton de Holanda é o convidado especial do projeto que promove rodas de choro mensais no Memorial da América Latina. Hamilton foi um dos fundadores da primeira Escola de Choro no mundo, em 1997, idealizou e foi um dos principais articuladores da petição enviada ao Congresso Nacional para conceder ao choro um Dia Nacional. Como resultado, desde 23 de abril de 2000 é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Choro, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha.

10/12, a partir das 18h, no Memorial da América Latina, avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664, Barra Funda, São Paulo, SP. Grátis.

bacurau-divulga
Cena de Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles (Divulgação)

[Cinema] Bacurau, de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles

O Cineclube Vladimir Herzog, iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo, encerra o ano com exibição especial de Bacurau, seguida de debate. Misto de drama, suspense e faroeste, com pitadas de ficção científica e aventura, o filme conta a história de um povoado localizado no sertão brasileiro. Pouco depois da morte de dona Carmelita, aos 94 anos, os moradores descobrem que a comunidade sumiu do mapa misteriosamente.

10/12, das 19h às 22h, no Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, rua Rêgo Freitas, 530, Sobreloja, República, São Paulo. Grátis.

[Exposição] Antonio Bandera

Um conjunto de cerca de 60 trabalhos pouco conhecidos do pintor e desenhista Antonio Bandeira (1922–1967) poderá ser visto no MAM São Paulo a partir desta quarta (11). Com curadoria de Regina Teixeira de Barros e Giancarlo Hannud, a mostra reúne obras de diferentes fases da produção do artista, desde as primeiras pinturas figurativas até as grandes telas de tramas, criadas nos últimos anos de sua carreira.

11/12 a 1/3/20, ter. a dom., das 10h às 17h30, no MAM, av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, São Paulo, SP. R$ 10

[Literatura] As meninas, de Lygia Fagundes Telles

Em seu último encontro do ano, o projeto Clube de Prosa da Biblioteca Mário de Andrade, mediado por Heitor Botan, discute um dos livros mais populares da autora. Num pensionato de freiras paulistano, em 1973, três jovens universitárias começam sua vida adulta: a burguesa Lorena, filha de família quatrocentona, nutre veleidades artísticas e literárias. Namora um homem casado, mas permanece virgem. Ana Clara divide-se entre o noivo rico e o amante traficante. Lia milita num grupo da esquerda armada e sofre pelo namorado preso. A obra colhe essas três mulheres em pleno movimento, num momento de impasse em suas vidas.

11/12, das 19h às 20h30, na Biblioteca Mário de Andrade, rua da Consolação, 94, São Paulo, SP. Grátis.

[Slam] Campeonato Brasileiro de Poesia Falada

Em sua maior edição o SLAM BR chega à sua sexta edição trazendo a São Paulo poetas campeões e campeãs dos grupos de slam de 17 estados: São Paulo, Rio De Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande Do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco, Bahia , Ceará, Mato Grosso Do Sul, Paraná, Distrito Federal, Pará, Mato Grosso, Paraíba, Rio Grande Do Norte e Acre. O vencedor participa da Copa do Mundo de Slam na França, em 2020. Além das disputas, em que os participantes têm até três minutos para se apresentarem, também acontecem workshops e atividades formativas.

12 a 15/12, das 14h ás 21h30, no Sesc Pinheiros, rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo, SP. Grátis.

[Exposição] No verso de José Paulo Paes

A artista Nadja Kouchi faz uma releitura pessoal do poeta paulista por meio de cinco murais nos quais procura inserir imagens em que observa a si e o outro (humano ou não). A série foi realizada a convite do Centro Cultural da Penha especialmente para a FliPenha – Festa Literária da Penha, que ocupou vários pontos do bairro paulistano.

Até 15/12, das 10h às 20h, no Centro Cultural Penha, Largo do Rosário, 20, Penha, São Paulo, SP. Grátis.

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult