Mostra de realidade virtual sobre obra de Björk chega ao Rio
A mostra "Björk digital", que passou por 15 cidades ao redor do mundo chega ao Rio (Foto: Divulgação)
Toda sexta, uma seleção de eventos culturais curados pela Revista Cult
[Teatro] Frida Kahlo – Viva la vida
Frida Kahlo (Christiane Tricerri) prepara um jantar para seus convidados no Dia dos Mortos e passeia por sua vida relembrando e trazendo à tona personagens como Diego Rivera, Trotsky, Rockfeller, Chavela Vargas, André Breton. Texto de Humberto Robles e direção de Cacá Rosset.
07 a 29/03, sáb às 21h e Dom às 19h, no Teatro Municipal da Mooca Arthur Azevedo, av. Paes de Barros, 955, Mooca, São Paulo – SP. Grátis.
[Música] O samba chegou
Na roda de samba para celebrar o 8 de Março, Railidia Carvalho e Monalisa Madalena puxam o repertório de grandes sucessos compostos ou interpretados por mulheres. Presente na roda, a homenageada será a sambista Geovana (“Quem tem partido me leva”).
07/03, das 15h30 às 18h30, no Boteco da Dona Tati, rua Brigadeiro Galvão, 639, Barra Funda, São Paulo, SP. Grátis
[Encontro] Mulher em marcha à meia-noite
A MITsp organiza uma caminhada noturna por São Paulo com a artista indiana Mallika Taneja. A ideia é que as participantes vivenciem a experiência de andar de madrugada pela cidade, experimentando os privilégios e as contradições que cercam os direitos das mulheres nos espaços públicos. Do Itaú Cultural, o grupo segue em direção ao Hospital Pérola Byington.
07/03, das 23h às 1h30, no Itaú Cultural, av. Paulista, 149, São Paulo, SP. Grátis.
[Poesia] Sarau feminino infinito
A atriz Jeyne Stakflett faz leitura e performance de textos de Pagu. A poeta, escritora e dramaturga Paula Valéria Andrade homenageia o centenário de Clarice Lispector com a leitura de “O que é silenciado traz verdadeira voz”. A cantora e autora Marina Melo faz um pocket show, entre outras atrações.
08/03, das 17h às 22h, na casa do Jasmin, rua Jose Maria Lisboa, 1145, Jardim Paulista. Grátis
[Visita mediada] Museu, memórias e mulheres
O projeto Bonde da História percorre o acervo do Museu Nacional com olhar para o papel e a representatividade das mulheres na história do Brasil. Não é preciso agendamento prévio para participar da visita e o encontro com os educadores acontece na recepção do museu.
08/03, das 14h às 15h30, no Museu Nacional, praça Marechal Âncora, s/n, Rio de Janeiro, RJ. Grátis.
[Clube de leitura] Morra, amor
Os editores Silvio Testa e Carla Fortino conversam com Maria Paula Villela Coelho sobre o romance de Ariana Harwicz, publicado pela Editora Instante. O livro explora os efeitos desestabilizadores da paixão e da sua ausência na psique de uma protagonista à beira da loucura.
10/03, das 19h às 21h, na Sala tatuí, rua Barão de Tatuí, 302, São Paulo, SP. Grátis
[Exposição] Björk digital
A mostra que passou por 15 cidades ao redor do mundo chega ao Rio trazendo uma experiência de música e realidade virtual. Há interações com avatares digitais da artista, videoclipes interativos, tablets que permitem a composição de músicas e dezenas de clipes da carreira da artista remasterizados em alta definição.
11/03 a 18/05, CCBB Rio de Janeiro, rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro, RJ. Grátis
[Bate-papo] Beauvoir presente
Ana Laura Pacheco, psicanalista e escritora, e Rita von Hunty, drag queen e professora, discutem o livro Beauvoir presente, de Julia Kristeva. Na obra, Kristeva aborda tópicos como sexualidade, política, maternidade, feminismo, psicanálise e, principalmente, liberdade, fazendo uma leitura pessoal de Beauvoir.
11/03, às 19h30, no Centro de Pesquisa e Formação do Sesc, rua Dr. Plínio Barreto, 285, Bela Vista, São Paulo, SP. Grátis.
[Cinema] Eu estava em casa, mas
Vencedor do Urso de Prata na Berlinale 2019, o filme da cineasta alemã Angela Schanelec tem sua primeira exibição no Brasil no CineSesc. O longa, lançado em 2019, conta a história de uma mãe que precisa lidar com os filhos após a morte do marido. Ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência.
11/03, às 19h30, no CineSesc, rua Augusta, 2075, São Paulo, SP. Grátis.
[Cinema] Encontros e desencontros
Em homenagem à Sofia Coppola, o projeto Cinemário, da Biblioteca Mário de Andrade, exibe Encontros e desencontros (2003). No filme,
Bob Harris (Bill Murray) e Charlotte (Scarlett Johansson) se encontram por acaso em Tóquio e encontram, um no outro, distração, fuga e compreensão.
11/03, às 19h, na Biblioteca Mário de Andrade, rua da Consolação, 94, São Paulo, SP. Grátis.