‘História da resistência indígena’, de Benedito Prezia

‘História da resistência indígena’, de Benedito Prezia

 

O historiador e professor da PUC-SP Benedito Prezia lança, nesta quinta (5), História da resistência indígena – 500 anos de luta, às 19h na PUC-SP, região oeste de São Paulo. O evento conta com a presença do autor e de Davi Karaí, liderança Guarani do Pico do Jaraguá.

Percorrendo a história do Brasil desde a chegada portuguesa, o livro reúne textos que o pesquisador publicou ao longo de nove anos no jornal indigenista Porantim, de Brasília. Indo até os anos 2000, se o livro delineia uma história de conquista, repressão e genocídio, esta é feita a partir dos olhos indígenas

Nomes tradicionais, tribos, ocupações, estruturas familiares, táticas de guerra, personagens históricos indígenas dão o timbre do estudo. Como diz Prezia, sua intenção foi “criar uma história indígena do Brasil, sob o ponto de vista de seus personagens e protagonistas”. Para mostrar, como explica, que não houve apenas um genocídio, mas que os índios foram protagonistas de suas lutas e resistências intensas.

Para isso, Prezia revisita, em tom didático e explicativo, todas as fases do contato indígena com o colonizador europeu. Desde a aproximação amistosa em 1503 até os conflitos que desencadearam, ainda atuais quinhentos anos depois. Nesse ínterim, o início da escravização indígena, a conquista de terras, a relação com os bandeirantes, a criação de vilas e cidades, o surgimento da República, a organização dos movimentos de resistência recentes.

lançamento de ‘História da resistência indígena’
Quando:
5 de setembro, às 19h
Onde: PUC-SP – r. Monte Alegre, 984

Deixe o seu comentário

TV Cult