Teat(r)o Oficina desarma o golpe contra nossa inteligência

Teat(r)o Oficina desarma o golpe contra nossa inteligência

 

Neste fim de semana, dias 30 de abril e 1º de maio, o Teat(r)o Oficina Uzyna Uzona reapresenta em São Paulo Pra dar um fim no juízo de Deus, espetáculo baseado em texto de Antonin Artaud.

Após duas semanas de encenações em Brasília, a peça retorna à capital paulista em razão do desejo de José Celso Martinez e do grupo teatral de percorrerem todo o Brasil enquanto o Golpe não se consolida e somarem-se às demais manifestações contra o impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

Foto: Gabi Cerqueira

“Nem nos anos 1960, com Rei da Vela e Roda Viva, senti o poder do teatro revelar uma peça como um jogo tão desmistificador da farsa que estamos vivendo no Brasil”, escreve Zé Celso em seu blog sobre a experiência de reencenar Pra dar um fim no juízo de Deus. “Poucas vezes vi o teatro político tão arte, tão vivo, tão revelador do poder, até então, reprimido da cultura”.

Esta é a terceira vez que o grupo se volta à peça radiofônica de Artaud. Quando da segunda temporada em São Paulo, a coluna Cena Contemporânea destacou: “Para dar um fim no juízo de uma arte, de uma cultura e de uma política mórbidas e perversas parece constituir o objetivo final da conversão do Artaud-Momo na sublime figura do Zé Celso-Pharmakós, ambos demiurgos obstinados em fazer a linguagem do teatro copular com a linguagem da própria vida”. Leia a crítica completa, publicada em março de 2015, aqui.

 

Foto: Gabi Cerqueira

Pra dar um fim no juízo de Deus
Onde: 
Teat(r)o Oficina (Rua Jaceguai, 520, Bixiga, São Paulo)
Quando: 30/4, 21h, e 1/5, 20h
Quanto: de R$10 a R$50
Info: teatroficina.com.br

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult