Pink Floyd inédito

Pink Floyd inédito


Marília Kodic

Uma grande agenda de lançamentos do Pink Floyd, banda ícone do rock progressivo, está programada para os próximos meses. Sob o nome de Why Pink Floyd?, o projeto traz três séries distintas – Discovery, Experience e Immersion –, que estarão à venda a partir de setembro.

Para iniciantes

A primeira delas é a Discovery, que trará todos os 14 álbuns de estúdio remasterizados digitalmente pelo produtor e engenheiro de som James Guthrie, co-produtor do CD The Wall. Com novas capas e livretos – que pela primeira vez trarão todas as letras das músicas – criados pelo colaborador artístico de longa data da banda, Storm Thorgerson, os álbuns estarão disponíveis separadamente ou em um box set.

Posteriormente, será lançada a coletânea A Foot in The Door – The Best of Pink Floyd, com 16 faixas selecionadas pelo próprio grupo.

Para fãs

Para quem procura algo a mais, a série Experience conterá, além do álbum original digitalmente remasterizado e um livreto de 16 páginas, um disco bônus. Três álbuns clássicos serão lançados nesta edição, sendo The Dark Side of the Moon o primeiro deles, acompanhado de um CD com gravação inédita do álbum ao vivo no estádio de Wembley, em 1974.

Em seguida, o álbum Wish You Were Here virá acompanhado de um CD bônus com seis músicas, sendo duas inéditas: uma versão alternativa de “Have a Cigar”, e uma versão de “Wish You Were Here” com o violinista de jazz Stephane Grappelli – faixa que, segundo Giancarlo Sciama, vice-presidente de Marketing da EMI londrina, foi considerada por Nick Mason, baterista da banda, como a melhor parte de toda a agenda de lançamentos.

Por último, o disco The Wall acompanha um CD só com músicas em versão demo, tiradas das duas primeiras versões rejeitadas do álbum.

Para colecionadores

[HTML1]

Com previsão de menos de 500 unidades cada no Brasil, as versões Immersion contam com material adicional em DVD e Blu Ray, um livreto de 20 páginas com fotografias editadas pela fotógrafa Jill Furmanovsky e uma série de objetos de memorabília, como réplicas de ingressos e credenciais, descanso de copos, bolinhas de gude e um lenço.

Dentre os destaques da caixa de The Dark Side of the Moon está a mixagem inédita do álbum feita pelo produtor inglês Alan Parsons, além de imagens de “Careful With That Axe, Eugene” e “Set The Controls For The Heart Of The Sun”, gravadas ao vivo em Brighton, na Inglaterra, em 1972.

Na caixa de Wish You Were Here, três versões completas do álbum, uma em resolução standard, outra em alta resolução e uma terceira em stereo, permitem avaliar a evolução das mixagens ao longo to tempo. O material inclui também um clipe de animação de “Welcome to the Machine”, feito pelo cartunista britânico Gerald Scarfe.

The Wall inclui um CD com a versão remasterizada da gravação feita no Earls Court, em Londres, no ano de 1981, sob o nome de “Is There Anybody Out There”, além do videoclipe restaurado de “Another Brick in the Wall Pr. 2” e do documentário Behind The Wall, de 2000.

Confira abaixo as datas previstas para os lançamentos, ainda sem preços definidos:

26 de Setembro

Todos os 14 álbuns remasterizados.
Box-set Discovery com os 14 álbuns com livro de fotografias.
Downloads de áudio dos álbuns e do box-set.
“The Dark Side of The Moon” nas edições Immersion e Experience, vinil e edições digitais.

7 de Novembro

Coletânea “A Foot In The Door -The Best of Pink Floyd”.
“Wish You Were Here” nas edições Immersion e Experience, vinil e edições digitais.

27 de fevereiro de 2012

The Wall nas edições Immersion e Experience, vinil e edições digitais.

Para mais informações, acesse: www.whypinkfloyd.com.

Deixe o seu comentário

Setembro

TV Cult