O pensamento norte-americano

O pensamento norte-americano

Puritanismo

No início do século 17, grupos de puritanos separaram-se da Igreja da Inglaterra. Dentre esses, os peregrinos que, em 1620, fundaram a colônia Plymouth. Dez anos depois, migraram para a Nova Inglaterra. Os puritanos acreditavam que eles, como eleitos de Deus, tinham o dever de dirigir os assuntos políticos segundo o desejo de Deus revelado na Bíblia.

Quakers

A Sociedade de Amigos, chamada de Quakers, tem sua origem no cristianismo inglês do século 17. Nos Estados Unidos (ainda colônia), se estabeleceu em Rhode Island, Carolina do Norte, Pensilvânia e Nova Jersey. Na história norte-americana, esteve sempre presente nos debates sobre o direito dos índios, sobre a reforma das prisões, sobre a educação ou sobre o direito das mulheres. Acredita no amor de Deus que fala diretamente à alma de cada penitente e oferece, livremente, a salvação.

Unitarismo

Corrente do cristianismo que nega a Santíssima Trindade. Deus seria, então, uma única pessoa, o Pai. Se opõe ao transcendentalismo.

Transcendentalismo – Movimento religioso, literário e filosófico que floresceu entre 1836, com a publicação de Nature, de Ralph Waldo Emerson, e 1844, quando o jornal The Dial, voz do transcen-den-talismo, chegou ao fim. Seus membros negavam a existência de milagres e muitos vinham das universidades do país, como Harvard. Apoiavam a reforma educacional, o abolicionismo, o feminismo nascente. Acreditavam na intuição como método de conhecimento, no individualismo e nos aspectos divinos do homem e da natureza.

Pragmatismo

Movimento filosófico desenvolvido nos EUA que acredita estarem o significado e a verdade de qualquer idéia na prática. O que é fundamental para o pragmatismo é a forte crença em um antiabsolutismo: a convicção de que todos os princípios devem ser entendidos como hipóteses de trabalho mais do que como axiomas metafísicos. Uma expressão moderna do empirismo, o pragmatismo foi muito influente na América da primeira metade do século 20.  Charles Sanders Peirce é considerado o fundador do pragmatismo. William James foi um dos filósofos que mais ajudaram no desenvolvimento do movimento. John Dewey foi outro líder do pragmatismo, e seu pensamento tem influenciado a teoria social e educacional na so-ciedade norte-americana.

Fonte: The Radical Academy (www.radicalacademy.com)

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult