O novo conhecimento

O novo conhecimento
(Foto: Liz Dorea)
  A educação sempre mudou de patamar conforme a tecnologia e a ciência deram saltos qualitativos. A invenção da imprensa por Gutenberg quebrou o monopólio do conhecimento, até então em mãos dos conventos e mosteiros. Com o surgimento da máquina a vapor, a primeira revolução industrial consolidou a necessidade da universalização do ensino por meio da educação pública. Já a segunda revolução industrial gerou a demanda da mão de obra especializada e com ela a necessidade do ensino profissionalizante. Vivemos hoje situação semelhante, com o advento da quarta revolução industrial. A diferença é que as transformações atuais ocorrem em escala e velocidades sem precedentes, impulsionadas pela mudança de paradigma tecnológico e marcada pela convergência de tecnologias digitais, físicas e biológicas. A era do conhecimento é produto direto do desenvolvimento da robótica, do advento da Inteligência Artificial, da Internet das Coisas, do Big-data e da impressora 3D. A robótica está para a Revolução 4.0 assim como a máquina a vapor esteve para a primeira revolução industrial e a energia elétrica e as ferrovias estiveram para a segunda revolução industrial. O velho modelo da educação, herdado da primeira e da segunda revoluções industriais, não consegue dar respostas à inquietante questão que tanto preocupa educadores e governantes, em escala planetária. Afinal de contas, estamos preparando nossos alunos para a cidadania e para o mercado de trabalho que vão encontrar, quando saírem da escola? Esta indagação foi enfrentad

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