O avô João cabral
Um dos mais importantes poetas brasileiros do século 20, o pernambucano João Cabral de Melo Neto, conhecido por seus versos concisos e pouco emotivos, sabia ser dócil. “Eis Dandara, alegria da rua, / que nasceu a assoviar, / quando virás por aqui / ver teus avós em Dacar?”, diz uma das muitas estrofes que fez para acompanhar as fotos da neta Dandara.
À época, em 1975, João Cabral era embaixador no Senegal e recebia de sua filha, Inez Cabral, as fotos da neta, que tinha 2 anos. Esse material – cartas e fotos – é agora reunido no livro Ilustrações para Fotografias de Dandara (Objetiva, R$ 36,90).
“Não há palavras para descrever o ?orgulho que senti ao ler pela primeira vez aqueles poemas. Tive sorte de nascer sua neta e ganhar esse presente”, afirma Dandara à CULT. “Lembro que o álbum ficava guardado no quarto da minha mãe e às vezes eu o pegava escondido. Não havia discussão, seria meu um dia. E agora é. Não só ?meu, de todo mundo”, orgulha-se. Acima, uma foto exclusiva dos dois, ?do acervo pessoal de Dandara.