Mubi

(Foto: Divulgação)
Fundada em 2007, a MUBI é uma plataforma de streaming de cinema. Seu diferencial? Todo dia chega um filme novo na plataforma, que recebe destaque e torna-se o “filme do dia”. Mas, além do lançamento diário, a MUBI conta com um acervo de centenas de produções disponíveis online.
E todos são selecionados a dedo por uma curadoria especializada que entende e ama cinema. Aqui, o cinema é tratado em toda sua dimensão humana, sem algoritmos que gerenciam a escolha, mas uma comunidade de cinéfilos que pensa em cada filme do catálogo.
Por isso a variedade é tamanha, em um impressionante catálogo que vai de clássicos de Pier Paolo Pasolini e Jean-Luc Godard até sucessos contemporâneos como Drive My Car, de Ryusuke Hamaguchi, vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional em 2022, e Titane, de Julia Ducournau, vencedor da Palma de Ouro em Cannes 2021, passando por produções pouco conhecidas, como o cinema vanguardista do japonês Shûji Terayama.
Ao contrário do que pode parecer à primeira vista, não se trata só de cinema cult, mas o foco são grandes produções cinematográficas, independente do ano, da época, do gênero e do diretor. Mas, claro, também estão na MUBI filmes indies, filmes artísticos e documentários – dos consagrados de Werner Herzog e Agnès Varda aos recém-saídos de grandes festivais de cinema.
A Cult mostra a seguir alguns destaques imperdíveis. Além dos lançamentos, ressaltamos alguns dos diversos especiais temáticos da MUBI e sua parceria com Martin Scorsese, que já afirmou ser a MUBI sua plataforma de streaming preferida.
Acesse:
mubi.io/cult
ganhe 30 dias gratuitos na plataforma
e explore todo o catálogo disponível.

Lançamentos
Entre os próximos lançamentos está o novo filme de David Cronenberg, Crimes of the Future, adquirido no Festival de Cannes de 2022 ao lado de Aftersun, Holy Spider e The Five Devils. Seguem na agenda de lançamento os filmes The Humans, Memoria, A Chiara e Faya Dayi. Entre os destaque recém-adicionados, também está Lamb, do diretor islandês Valdimar Jóhannsson, que ganhou o prêmio de Originalidade em Cannes 2021.

Especial Wong Kar Wai
Uma das preciosidades da MUBI é o especial dedicado ao cineasta chinês Wong Kar Wai, que reúne sete filmes restaurados pelo próprio diretor: In the mood for love, Chungking express, Fallen Angels, Happy together, 2046, Ashes of time e The hand. Uma oportunidade de revisitar a filmografia desse diretor incontornável e viajar pela China que ele retratou de maneira única.

Orgulho sem preconceito: cinema LGBTQIA+
Seleção de mais de 40 filmes com a temática LGBTQIA+, com clássicos de Pedro Almodóvar como Tudo sobre minha mãe e Má educação e recentes lançamentos nacionais e internacionais, como o cinema queer do francês Alexis Langlois e do brasileiro Gustavo Vinagre. Como escreve a plataforma, “de estudos de personagem intimistas a ousados longas experimentais, o ecletismo do cinema queer não só ilumina a riqueza da nossa experiência humana coletiva como também subverte de forma ousada as convenções cinematográficas”.

The Film Foundation World Cinema Project
Fundado pelo cineasta Martin Scorsese, o World Cinema Project, desenvolvido pela The Film Foundation, trabalha pela restauração e preservação de filmes do mundo todo, evitando o desaparecimento de filmes devido à corrosão da película de celuloide. Desde sua criação em 2007, já foram restaurados cerca de 47 filmes da Ásia, África, Europa, América Central e do Sul e do Oriente Médio. Em parceria exclusiva com a The Film Foundation, a MUBI disponibiliza 19 clássicos raros e recentemente restaurados do cinema internacional.

Voilà Varda
Não poderia ficar de fora dos destaques a impecável seleção de 22 produções da diretora francesa Agnès Varda. Pioneira da Nouvelle Vague, Varda produziu por mais de 60 anos, explorando formal e tematicamente a produção cinematográfica para chegar ao melhor retrato de uma imagem e de um espaço. A ampla seleção da MUBI procura dar conta de sua profícua filmografia, relembrando seus trabalhos mais emblemáticos, como Visages, Villages, Mur murs e Os Panteras Negras.