muBA recebe quadrinhos históricos

muBA recebe quadrinhos históricos

Quadrinhos’51 é uma exposição para lembrar e homenagear os 61 anos daquela que é considerada a primeira exposição didática internacional de Histórias em Quadrinhos do mundo, organizada em São Paulo em 1951 por Álvaro de Moya, Jayme Cortez, Syllas Roberg, Reinaldo de Oliveira, Miguel Penteado e curadoria de Francisco Ucha e Fábio Moraes.

A mostra de 2012 será baseada na coleção particular de Moya e contará com publicações raras de outros colecionadores como César Cerito, Júlio Shimamoto, Primaggio, Rodolfo Zala entre outros.

Além dos citados acima, o público poderá apreciar trabalhos de Álvaro de Moya (várias ilustrações originais, páginas de quadrinhos e estudos), Jayme Cortez, André Le Blanc, Gustavo Machado, Messias de Mello, Napoleão Figueiredo, Will Eisner, Jerry Robinson (desenhista de Batman nos anos 50 e criador de “O Coringa”), Jim Davis (Garfield), Mort Walker (Recruta Zero), Leonard Starr, Antonino Homobono Balieiro, Serpieri (Druuna), Rodolfo Zalla e demais grandes nomes dos quadrinhos.

Fazem parte do acervo publicações raras de inestimável valor histórico tais como O Tico-Tico, O Globo Juvenil, de 1949, The Spirit and Ebony, número 16, de 1949, de Will Eisner, Revista Mad número 11, de 1954, revistas número 1 da “Turma da Mônica” editadas na Europa, entre outros.

Abertura: 21 de março das 19h às 22h

Visitação: 22/03 a 26/05/2012 – seg. a sex., das 10h às 20h / Sab., das 10h às 16h

(fechado aos domingos, feriados e excepcionalmente nas datas de 07 e 30/04).

Local: Museu Belas Artes de São Paulo (muBA) – Sede

Endereço: Rua Dr. Álvaro Alvim, 76, Vila Mariana, São Paulo – SP

Contato: 55 11 5576 7300 / muba@belasartes.br

info.: www.muba.com.br / www.belasartes.br

(1) Comentário

  1. Os quadrinhos nunca tiveram a aceitação do público como uma forma genuína de arte. Ao contrário, há décadas eram até estigmatizados como uma mídi difusora de mensagens deletérias ou não educativas. Em boa hora, pois, a iniciativa dessa exposição.

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

TV Cult