A cultura do assédio entre a cantada e a covardia

A cultura do assédio entre a cantada e a covardia
Obra da artista Eva Hesse, Spectres, de 1960 (Reprodução)

 

Enquanto muitas pessoas se escandalizam e indignam diante do assédio praticado por José Mayer contra a figurinista Su Tonani, outros decidem apoiá-lo criando campanhas machistas tais como “Mexeu com José Mayer, mexeu com todos”. A frase choca à medida que expõe uma verdade. A campanha “Mexeu com uma, mexeu com todas”, levada adiante por atrizes, colegas de corporação midiática de Mayer, que surgiu a partir da denúncia de assédio feita no blog “Agora é que são elas”, realmente “mexe” com muitos homens, porque atinge sobretudo o machismo estrutural. Ela põe em questão algo que estava “quieto”, o verdadeiro hábito do assédio, que é um dos pilares mais importantes do machismo de nossa sociedade.

Tanto o assédio moral, quanto o assédio sexual (que não deixa de ter também uma dimensão moral), não se desenvolveriam tão facilmente se não acontecessem em um clima socialmente propício. Falamos ultimamente em cultura do estupro, mas a cultura do “assédio”, seja moral, seja sexual, é tão arraigada que permite o surgimento de posturas antiéticas tais como a dos apoiadores do assediador. A cultura do assédio constitui um círculo vicioso. Ela cria a permissão para que surja o assediador enquanto depende também de seu apoio. Não denunciar os casos de assédio produz uma conivência em relação à qual nem todos tem consciência.

Antes de seguir, é interessante colocar a questão de que assédio não é cantada. Não se trata de defender a cantada, mas de discernir jogos de linguagem e sua relação com a violência. Enquanto o termo “cantada” remete a certa poética popular, o termo assédio define uma violência.  O limite entre um e outro é tão tênue que em tempos sombrios talvez não seja oportuno dar cantadas sob pena de errar a mão. De qualquer modo, é interessante ver que uma cantada é algo que se dá. Dizemos: me deu uma cantada, dei uma cantada. Ninguém é capaz de dizer “pratiquei uma cantada”, “ele praticou uma cantada”. Quando dizemos “ele me cantou”, “eu o cantei”, fica claro que o “objeto” da cantada se torna poético. Não um objeto manipulado, simplesmente, mas muito mais um objeto do desejo. Aquele que leva uma cantada se torna uma espécie de “metáfora objetiva” ao entrar no campo da expressão poética do outro. Como a cantada é poética, ela é variável, há muitas formas de cantar alguém e, portanto, de “poetizar” o “objeto”. Por meio da cantada, preserva-se algo da dimensão sexual como uma dimensão poética, motivo pelo qual talvez ainda valha a pena viver essa dimensão.

Como toda estética é acompanhada de uma ética e de uma política, uma cantada nunca pode ser agressiva. Se ela perde a dimensão poética ela se torna assédio. O limite entre uma e outra torna-se claro. No entanto, em uma época caracterizada pela brutalidade como é a nossa, é fácil perder isso de vista.

No assédio dizemos que houve uma prática e ela é inteiramente desprovida de poesia. O assédio é gradativo, entre o chato e o agressivo, ele vai da deselegância à violência. Quando surgiu a campanha “Chega de Fiu Fiu”, muitas pessoas não conseguiram entender que ali já havia uma semente de assédio. A crítica do “fiu-fiu” veio questionar uma prática inicial de assédio inscrita de tal forma na cultura que apenas as atingidas conseguem entender. Isso porque a cultura machista usa o assédio como uma prerrogativa e até mesmo um privilégio daquele que tem poder – ou pensam que tem – poder sobre as outras pessoas, no caso, as mulheres.

O assédio, como escrevi há tempos atrás (em texto que foi publicado no livro Como conversar com um fascista, Record, 2015), é uma prática antiética de opressão baseada na pressão direta a um indivíduo. O assediador é aquele que pressiona o assediado a fazer sua vontade. Ele trata o assediado como um objeto que deve lhe servir.

A sociedade do assédio forma pessoas capazes de produzir o assédio e de consentirem com ele. Quando não tratamos as outras pessoas como sujeitos de direitos, é fácil tratá-los como coisas. Nós mesmos nos tratamos como coisas, quando, assediadas, nos calamos. Hoje, o machismo chama a atenção, mas também o mercado, o capitalismo, a publicidade generalizada, o consumismo, fazem parte do sistema do assédio. De um consentimento generalizado a ser usado, marcado e humilhado pelo outro. Assim como um homem assediador acha que pode impor um desejo a uma mulher, o capitalismo faz com o consumidor. Todos se tornam dóceis e o assediador conta com essa docilidade.

A sociedade do assédio é a sociedade do desrespeito, mas é também a da covardia. O covarde sempre prefere o dócil. Por isso, o assediador se desculpa das maneiras mais torpes para despertar a docilidade perdida com a qual ele contava. Quando pego em flagrante, ele desdiz, ele se justifica, no extremo afirma não ter feito nada demais, nada que outros também não fizessem. Apoiado pelos pares covardes, ele tenta preservar um lugar de privilégio que só se sustenta na união de todos por um ideal comum perverso.

Contra isso, a voz das vítimas é a única força, o verdadeiro poder capaz de desmontar a lógica da cultura do assédio.

(4) Comentários

  1. Pensar é temerário, falar é o limiar do desastre, agir é morte certa. Viver é um perigo.

  2. Assédio não é natural, nem normal e nem é cultural. Assédio é um CRIME. E o autor tem que ser punido. Os que fizeram a campanha em prol de José Mayer são estúpidos, ignorantes e ordinários. Ele é um criminoso e como tal merece processo e punição.

  3. Não concordo que ums cantada seja poética não. Cantada sempre traz implícito um convite para a prática sexual, o que não é assédio. Este ocorre quando o homem insiste na cantada e se recusa a aceitar o NÃO. Aí sim é assédio. Há homens que dão cantadas mas, na recusa, eles disfarçam, com elegância e, em não raras vezes, é o início de um relacionamento amistoso.

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