Lou Reed processa Fundação Andy Warhol por liberar imagem à Apple
DA REDAÇÃO
Os músicos Lou Reed e John Cale, ex-integrantes da histórica banda The Velvet Underground processam a Fundação Andy Warhol para Artes Visuais, que havia dado sua aprovação para a Apple utilizar a imagem de capa do primeiro álbum da banda, “The Velvet Underground & Nico” (1967), criada por Warhol.
Os dois ex-Velvet acreditam que a marca iria levar os consumidores a acreditar que o grupo apoia o uso de produtos da Apple e afirmaram que a imagem na capa de seu álbum não é apenas a reprodução gráfica de uma fruta realizada pelo artista plástico, mas é um emblema da “Banana Velvet” – marca registrada do surgimento da banda.
Outro imbróglio com a Apple
Geling Yan, autora do romance Jin Ling 13 Cha (As 13 mulheres de Nanquim) – que inspirou o filme protagonizado por Christian Bale Flores da Guerra – está ameaçando tomar medidas legais contra a Apple, segundo informa o jornal “Financial Times”.
Segundo Yan, a loja de aplicativos chinesa da multinacional disponibiliza obras suas sem licença comercial. Um dos aplicativos oferece 9 de seus livros por apenas 99 centavos de dólar, enquanto outro oferece de graça Jin Ling 13 Cha (As 13 mulheres de Nanquim).
Yan, que alega pirataria on-line, deu um prazo de 27 dias para que os aplicativos sejam removidos da loja– de acordo com ela, apenas a empresa Shanda tem direito comercial sobre suas obras na China.
Após mandar um e-mail à Apple, apenas um dos aplicativos foi retirado. A empresa não entrou em contato com a escritora.