Jabuti será entregue no dia 23

Jabuti será entregue no dia 23

O Jabuti – mais importante prêmio do mercado editorial brasileiro – será entregue pela CBL em cerimônia que acontece às 19h do dia 23 de abril, no auditório do Expo Center Norte. O prêmio é dado a três livros de cada uma das 15 categorias. O primeiro colocado de cada categoria recebe mil reais. Durante a cerimônia serão anun­ciados os dois ganhadores do prêmio “Livro do Ano” nas categorias ficção e não-ficção, no valor de R$ 12 mil. Os vencedores do Jabuti 99 na área de literatura e ciências humanas foram, pela ordem:

• Romance: Cabra-cega, de Carlos Nascimento Silva (editora Relume Dumará), Os seios de Pandora, de Sônia Coutinho (Rocco), e Resumo de Ana, de Modesto Carone (Cia. das Letras)

• Conto e Crônica: Antologia pessoal, de Charles Kiefer (Mercado Aberto), As palavras secretas, de Rubens Figueiredo (Cia. das Letras), e Bolha de luzes, de João Inácio Padilha (Cia. Das Letras)

• Poesia: Crisantempo, de Haroldo de Campos (Perspectiva), Invenção do mar, de Gerardo Mello Mourão (Record), e Mural de ventos, de Salgado Maranhão (José Olympio)

• Ensaio e Biografia: A sensibilidade do intelecto, de Fayga Ostrower (Campus), As barbas do imperador, de Lilia Moritz Schwarcz (Cia. das Letras), e Os males da ausência, de Maria José de Queiroz (Topbooks)

• Tradução: Obras completas de Jorge Luis Borges, por vários autores (Globo), Prosa poética de Rimbaud, por Ivo Barroso (Topbooks), e Tirant lo Blanc de Joanot Martorell, por Cláudio Giordano (editora Giorda-no)

• Ciências Humanas: A viagem do descobrimento, de Eduardo Bueno (Objetiva), Cocanha, de Hilário Franco Jr. (Cia. das Letras), e História da vida privada III e IV, org. de Fernando Novais (Cia. das Letras).

São premiados ainda livros nas categorias economia, administração, negócios e direito; reportagem; didá­tico; infantil ou juvenil; ilustração de livro infantil ou juvenil; ciências exa­tas, tecnologia e informática; ciên­cias naturais e medicina; produção editorial; capa

Deixe o seu comentário

Artigos Relacionados

TV Cult