Encontro de Alices no século 21

Encontro de Alices no século 21
Jogo de linguagens da obra de Carroll é mantido na peça da companhia Philla 7

Uma peça que estreou na Internet e um mês depois nos palcos. Alice Através do Espelho, em cartaz no Teatro da FIESP, estreou na Internet por meio de um blog e estabelece um constante diálogo entre os mundos virtual e físico: “Os atores postam material o tempo todo no blog. Também criamos um personagem chamado Lorina Liddell, que tem um perfil no Facebook”, diz o diretor Rubens Velloso. O jogo de palavras da obra homônima é mantido na peça adaptada pela companhia Philla 7. A proposta é “expandir as reflexões geradas na questão presencial do teatro para outros suportes”.

Em Carroll, uma menina de sete anos atravessa o espelho, encontra com personagens inusitados e tenta se adaptar àquele mundo para se tornar rainha. Na peça, Velloso procura identificar quais os motivos para se cruzar um espelho nos dias atuais: “Alice não se conforma com o que o espelho reflete e o atravessa para saber o que tem mais para frente. Eu quis saber dessa moçada do grupo o que é atravessar o espelho hoje”.

Para encontrar uma resposta para esta dúvida, o espetáculo apresenta três Alices: a personagem dos livros, sua versão transportada para os dias atuais e Alice Liddell, menina que inspirou o escritor inglês. Tudo começa com um bilhete que a Alice contemporânea deixa: “As coisas não fazem mais sentido. Vou desaparecer por um tempo”. Assim, sua irmã Lorina resolve criar um blog para tentar encontrá-la e os internautas que a ajudam nessa missão são personagens da obra de Carroll. Enquanto a irmã a procura, Alice viaja e percorre o mundo do século 20: Nova York, Miami, o antigo muro de Berlim e a China.

A peça não pretende, portanto, apropriar-se do imaginário convencional da obra de Lewis Carroll e sim do jogo de palavras. Desta forma, Velloso deixa o recado: “Quem vai assistir, já deixo avisado que não existe nenhum ator vestido de ovo”, em referência a Humpty Dumpty.

Alice através do espelho
Teatro da FIESP – SP
Avenida Paulista, 1313
Até 11 de julho
Entrada Franca

Deixe o seu comentário

TV Cult