Eventos online celebram o centenário de Clarice Lispector

Eventos online celebram o centenário de Clarice Lispector
(Foto: Acervo Paulo Gurgel Valente)

 

[Homenagem] Rocco

A editora Rocco, que desde 1998 detém os direitos de publicação da obra de Clarice Lispector, organiza uma série de iniciativas em homenagem à autora. Às 14h, o editor Pedro Vasquez fala sobre o trabalho de editar a literatura clariceana. Às 15h, a editora retransmite, no Facebook, o debate de Guiomar de Grammont com Nélida Piñon no Fórum das Letras de Ouro Preto. Às 19h, exibe um mini documentário sobre o novo projeto gráfico dos livros de Clarice para o ano de centenário. Às 22h, a Vigília Clarice 100 anos fecha o dia com sarau virtual madrugada adentro.

[Live] Cem anos de Clarice: a paixão segundo Verônica Stigger e Italo Moriconi

Às 17h, Veronica Stigger e Italo Moriconi fecham o projeto “Cem anos de Clarice: a paixão segundo…”, organizado pela PUC-RS desde o início de novembro. Com mediação de Reginaldo Pujol Filho, o bate-papo final aborda a experiência curatorial de Stigger com a exposição O útero do mundo – inspirada em Clarice -, com previsão de abertura em 2021, no MAM, em São Paulo. Moriconi fala sobre sua trajetória como pensador, crítico e antologista de Clarice. A transmissão acontece pelo YouTube e Facebook da PUC-RS.

[Live] Clarice Lispector e o Recife

Às 19h, a escritora e pesquisadora Clarice Hoffmann e a artista visual Clara Moreira conversam sobre a relação da escritora com a cidade do Recife, onde viveu dos 2 aos 14 anos de idade. Para 2021, elas preparam uma HQ sobre a autora, a ser lançada em 2021 pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe). A mediação é de Geórgia AlvesA live faz parte do Circuito Cultural de Pernambuco, evento organizado pela Cepe com apoio da Fundação Gilberto Freyre e do Governo do Estado. A conversa será transmitida pelo site do evento.

[Palestra] Vida e obra de Clarice Lispector

Também às 19h, a professora Nádia Battella Gotlib (USP) fala sobre a vida e a obra de Clarice em uma palestra organizada pelo Núcleo de Estudos Eslavos da UNICENTRO. Autora de Clarice: uma vida que se conta (Edusp), Clarice – fotobiografia (Edusp), entre outros, Gotlib é especialista em literatura brasileira, literatura portuguesa e em estudos comparados de literaturas de língua portuguesa. A transmissão acontece pelo YouTube.

[Live] Clarice Lispector – 100 anos

A partir das 19h, a atriz Sandra Possani lê as crônicas “Tortura e glória”, “As crianças chatas”, “A surpresa” e “Daqui a vinte e cinco anos”, do livro A descoberta do mundo – além de trechos de A paixão segundo G.H. e Água Viva. Também participam a cantora e violinista Júlia Reis, que apresenta canções como “Clarice”, “Oração ao tempo” e “Tigresa”, de Caetano Veloso, e “Que deus o venha”, de Cazuza, e a pesquisadora Débora Matter, que comenta os textos lidos por Possani. A homenagem, organizada pela Secretaria Municipal da Cultura de Porto Alegre, será transmida pelo YouTube.

[Teatro] Na sala com Clarice

A partir das 20h, o público pode escolher contos e crônicas de Clarice Lispector que gostaria de ouvir na interpretação do ator Odilon Esteves. É essa a proposta da peça online Na sala com Clarice, que faz parte da programação do #CCBBemCasa e tem patrocínio do Banco do Brasil. A transmissão acontece pelo Zoom e é preciso solicitar ingressos pela plataforma Sympla.


 

> Assine a Cult. A revista de cultura mais longeva do Brasil precisa de você

Deixe o seu comentário

Setembro

TV Cult