Cachorros 10 X Homens 0
“Quanto mais eu conheço as pessoas, mais eu gosto do meu cachorro”
(Arte: Revista Cult)
“Quanto mais eu conheço as pessoas, mais eu gosto do meu cachorro”.
A frase famosa serve de motivo para algumas reflexões a respeito da bondade do ser humano, sua capacidade de amar, sua vontade de ser útil e se dedicar aos filhos, sua vocação para aprender, sua propensão a dialogar e a fazer uso da razão.
Mas também convida a pensarmos especialmente nos cachorros. Seu amor incondicional aos seres humanos, suas atividades como guias (que podem até ajudar a salvar vidas), sua independência precoce (um filhote com menos de um ano já começa a se virar sozinho), sua lealdade (cães não delatam ninguém), seu bom senso (cachorros não vão para porta de um hospital desejar a morte do outro).
Como pode haver indivíduos que não sejam amados nem por uma samambaia?! Porque, se uma pessoa tem o amor de um filho, um amigo, um cão, um gato, um peixinho, uma toupeira ou uma planta, ela vai utilizar todo seu tempo livre e o doar para este ser que a ama. Não vai para a porta de um hospital xingar uma mulher que não é sua inimiga, nem amiga, que não o conhece nem pintado de ouro, nem sabe que você é “gente”.
Só por falta de amor, de ter o que fazer ou por uma irresistível atração por “likes” uma pessoa pode se arriscar a atrair o mal para si, pois temente a Deus ela não é. É inacreditável alguém agredir a um outro de graça, sem que este lhe tenha feito mal algum. Em poucos anos será raro ele não estar com câncer na língua, louco, falido e sem dinheiro. É inacreditável ver tamanha calhordice.
Agora imagine alguém que admira dona Marisa e, trabalhando para uma pessoa dessas, resolve vingar-se com uma escarrada no prato, um prego no pneu, um inseto na comida? Será que os que odeiam se acham imunes? É bom saber que bem mais próximo do que se imagina existem pessoas que ainda gostam de pessoas e não só de cachorros e que o lado bom delas é bom, mas o lado ruim é melhor ainda. Se estão atendendo a pedidos, estão se iludindo. Quem se submete a fazer serviço sujo, só serve para trabalho sujo. Nunca terá a oportunidade de andar lado a lado, comer nas mesma mesa, vestir o mesmo terno, andar no mesmo carro, trabalhar no mesmo gabinete. Abre olho, mandado. Como falavam antigamente #ficaadica