Quem foi Nelson Mandela?
O Dia Internacional de Nelson Mandela (ou Dia de Mandela) é uma data internacional anual em homenagem a Nelson Mandela, comemorado todos os anos em 18 de julho, aniversário do líder su-africano. O dia foi oficialmente declarado pelas Nações Unidas em novembro de 2009, com o primeiro Dia Mandela da ONU realizado em 18 de julho de 2010.
Breve perfil
Nelson Rolihlahla Mandela (1918 – 2013) foi o principal líder político da história da África do Sul. Também conhecido como Madiba, Mandela lutou contra o regime racista e segregacionista do apartheid, presente em seu país entre 1948 e a década de 1990. Ele se tornou referência mundial na busca por uma sociedade igualitária.
Nascido em uma família da aristocracia, Mandela teve influência cultural europeia e africana em sua formação intelectual. Na década de 1940, passou a atuar no partido político sul-africano Congresso Nacional Africano (CNA), que lutava pelos direitos dos negros e contra a política segregacionista do apartheid.
Mandela defendia a desobediência civil contra o regime do apartheid para burlar as leis que separavam negros e brancos em espaços públicos. No entanto, Mandiba e seus companheiros mudaram de tática e criaram um grupo armado dentro do CNA após alguns fatos: aumento da repressão e de prisões arbitrárias contra os negros; o massacre de Shaperville, em 1960,quando cerca de 69 pessoas morreram ao se manifestarem contra a obrigatoriedade de portar cartões de identificação.
Em decorrência da luta contra o regime racista e segregacionista, Mandela foi preso e mantido em cárcere por 27 anos.
O Partido Nacional iniciou reformas no final da década de 1980: aboliu a proibição de casamentos inter-raciais e a obrigatoriedade de portar as credenciais de locomoção. No entanto, apenas na década de 1990 as medidas levariam ao fim do apartheid. O CNA foi tirado da clandestinidade e Nelson Mandela saiu da prisão.
Mesmo com o fim do apartheid, nesse período da saída de Mandela da prisão, ocorrem diversas chacinas nos bairros negros. Em 1993, Mandela ganhou o Prêmio Nobel da Paz e no ano seguinte, foi eleito presidente do país, após uma expressiva vitória nas urnas.
“As pessoas são ensinadas a odiar e, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar, porque o amor é algo mais natural para o coração humano do que seu oposto”
Nelson Mandela
Em 5 de dezembro de 2013, aos 95 anos, Mandela morreu em casa ao lado da família, em Joanesburgo. Ele faleceu após dois anos de tratamento para infecções pulmonares e outros problemas de saúde.
10 músicas sobre Nelson Mandela
A revista Billboard separou as 10 músicas que foram compostas em tributo a Mandela.
1. U2 – Ordinary Love. Ouça aqui
2. Hugh Masekela – Mandela (Bring Him Back Home). Ouça aqui
3. The Special Aka – Nelson Mandela. Ouça aqui
4. Youssou N’ Dour – Nelson Mandela. Ouça aqui
5. Public Enemy – Prophets Of Rage. Ouça aqui
6. Santana – Mandela. Ouça aqui
7. Simple Minds – Mandela Day. Ouça aqui
8. Tracy Chapman – Freedom Now. Ouça aqui
9. Johnny Clegg – Asimbonanga. Ouça aqui
10. 2pac – Just A Breath Of Freedom (4 Nelson Mandela)
5 filmes sobre Nelson Mandela
- Mandela: O homem por trás do mito (2019)
- Mandela: longo caminho para a liberdade (2013). Apple TV+ e Star+
- Winnie Mandela (2011)
- Invictus (2009). HBO Max e Apple TV+
- Mandela: Son of Africa, Father of a Nation (1996). Apple TV+