Cult indica exposição do Tim Burton e mais

Cult indica exposição do Tim Burton e mais

 

 

Nesta seção, a equipe da Cult indica o que viu, ouviu e leu durante a semana e o que vale a pena divulgar nas redes sociais. A ideia é contar um pouco sobre o que estamos gostando para vocês.

 

Exposição – A beleza sombria dos monstros
Exposição - "A Beleza Sombria dos Monstros", de Tim Burton. Crédito:Pinterest
Que tal passear pelo mundo gótico e fantasioso de Tim Burton? A exposição ocupa dois andares da Oca, no Parque Ibirapuera (SP), composta por 14 salas – como as 14 partes do livro “A Arte de Tim Burton”, lançado há 13 anos – abusa das projeções nas paredes, teatro de sombras, espelho mágico, pinturas e realidade virtual. Passeio lindo e divertido para adultos e crianças.

 

Filme – Nise – O coração da loucura (2016). Direção: Roberto Berliner
Nise – O coração da loucura
O filme conta a trajetória de Nise da Silveira (Glória Pires), médica psiquiatra brasileira que nos anos de 1950 utilizou investigações científicas e políticas para combater o tratamento por isolamento e eletrochoques. Em seu método, Nise acessava o inconsciente por meio da arte. Disponível na HBO Max e Star +

 

Filme – Vidas Amargas (1955) Direção: Elia Kazan
Vidas Amargas com James Dean
Cal Trask (James Dean) sente que o pai se importa apenas com o irmão, Aron. Quando se aventura em um empreendimento para ganhar a atenção do pai, Carl lida com a distante mãe, dona de um bordel. A tensão só aumenta quando ele se apaixona pela namorada do irmão. Disponível na HBO Max 

 

Livro – O que aprendi sendo xingado na internet, de Leonardo Sakamoto (Editora Leya, 2016)
O que aprendi sendo xingado na internet
O jornalista reflete sobre a facilidade com que se disseminam ódio e boatos na internet a partir de sua experiência com o blog no UOL. Ele propõe um manifesto contra a desinformação e a favor da tolerância na internet.

 

Livro – Elas marchavam sob o sol, de Cristina Judar
Elas marchavam sob o sol, de Cristina Judar

O romance entrelaça a trajetória de duas jovens até completarem 18 anos. Apesar de funcionarem quase como polos antitéticos, as protagonistas encontram-se ao final, prenunciando o momento em que, tal qual bacantes, as mulheres marcharão sob o sol e sobre as ruínas do patriarcado caduco. O simbólico e insólito da narrativa apontam para a voz muito particular da autora.

 

Livro em quadrinhos – Sopa de lágrimas, de Gilbert Hernandez. Editora Veneta
Sopa de lágrimas

Ao começarem a publicar sua obra seminal Love and rockets, em 1981, os irmãos Gilbert, Jaime e Mario Hernandez criaram um universo em permanente expansão e mudaram para sempre as histórias em quadrinhos. Neste livro, Gilbert nos apresenta à realidade mágica do fictício vilarejo mexicano de Palomar e as intrincadas relações afetivas entre seus habitantes.
 
Podcast -Noites gregas

Se você sempre quis saber mais sobre os mitos gregos e não tem tempo, este é um ótimo começo. O professor Cláudio Moreno narra e explica as peripécias de deuses e mortais de forma didática e ágil. Dê o play no primeiro episódio “O que é um deus?” e vá lavar sua louça ouvindo as histórias mais famosas da civilização ocidental. Disponível em todas as plataformas de áudio

 

> Assine a Cult. A mais longeva revista de cultura do Brasil precisa de você. 

Deixe o seu comentário

Novembro

TV Cult