Em SP, eventos gratuitos marcam os 40 anos de morte de Clarice Lispector
Clarice Lispector em Berna, Suíça (Foto Acervo Paulo Gurgel Valente)
Em dezembro, completam-se 40 anos da morte de Clarice Lispector (1920-1977), uma das maiores autoras da literatura brasileira. Para marcar a ocasião, o IV Encontro Nacional do Grupo de Pesquisa Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens da Universidade de São Paulo prestará homenagem à escritora entre os dias 22 e 24 de novembro, no Centro Universitário Maria Antonia/USP. Batizado de Clarice Lispector: os mistérios da estrela, o evento tratará de investigar, recuperar e debater a obra de Clarice em seus variados aspectos.
O encontro, realizado em parceria com a CULT, terá mesas de debate, um sarau, uma leitura interpretativa do conto Quase de verdade (1978) e, ainda, discussões sobre as facetas menos comentadas da autora: sua época de jornalista e sua relação com o universo infantil. Haverá também exibições de filmes baseados no curta-metragem Ruído de passos (1995), inspirado no conto homônimo, e o longa A hora da estrela (1985) – adaptação do romance que em 2017 também completa 40 anos.
O ponto alto do evento serão as mesas de debates com temas como o insólito em Clarice, vida e obra da escritora, a relação entre o cinema e seus escritos e, por fim, sua passagem pelo jornalismo. Entre os debatedores, estão os professores Yudith Rosenbaum e Arnaldo Franco Jr, que analisam o insólito em Clarice; a professora Nádia Battella Gotlib, autora da biografia Clarice: uma vida que se conta (1995), e as professoras Vilma Arêas, Berta Waldman e Aparecida Maria Nunes, que tratam da Clarice jornalista.
Já a relação da autora com o cinema fica por conta das cineastas Suzana Amaral e Denise Gonçalves junto às professoras Fabiana Buitor Carelli e Helena Bonito Pereira.
O evento e todas as suas programações são gratuitos, mas é necessário inscrever-se pelo site do Centro de Estudos das Literaturas e Culturas de Língua Portuguesa da USP. Além das atividades sobre Clarice Lispector, está em cartaz no Complexo Cultural Maria Antônia a exposição gratuita e livre Cult 20 anos – para ver como são as coisas, que marca o aniversário de duas décadas da revista reunindo suas 20 capas mais marcantes.
O mistério de Clarice
Nos dias 1 e 2 de dezembro, outro evento sobre a autora acontece em São Paulo: Que mistério tem Clarice?, no Centro Cultural São Paulo (CCSP). O encontro, também gratuito, tratará da obra de Clarice de forma mais abrangente e do livro A hora da estrela.
Na programação, o primeiro dia deve contar com uma mesa sobre os escritos de Clarice com a presença da professora Vilma Areas e da tradutora Alison Entrekin. Já no sábado (2) está prevista a exibição do filme A hora da estrela seguida de um debate com a diretora. A entrada nos dois dias do evento é gratuita e não requer inscrição prévia – a retirada de ingressos acontecerá uma hora antes das aberturas das atividades.
Clarice Lispector – Os mistérios da estrela
Onde: Centro Universitário Maria Antonia/USP, rua Maria Antônia, 294 – Vila Buarque, São Paulo – SP
Quando: 22/11 (das 14h30 às 20h), 23/11 (das 10h às 18h30) e 24/11 (das 10h às 18h)
Quanto: grátis (inscrição necessária)
Que mistério tem Clarice?
Onde: Centro Cultural São Paulo, rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo – SP
Quando: 01/12 e 02/21, às 19h30
Quanto: grátis