Velhos Baianos
A turma era boa. Pepeu Gomes (guitarra), Paulinho Boca de Cantor (vocal), Baby Consuelo(vocal), Luiz Galvão (compositor), Dadi (baixo) e Moraes Moreira (compositor, vocal e violão). Os Novos Baianos duraram dez anos (1969-1979) e agora são tema do filme Filhos de João – Admirável Mundo Novo Baiano.
Por meio de imagens históricas, permeadas por depoimentos dos envolvidos, o filme de Henrique Dantas busca resgatar a história da banda que, segundo o diretor, teve como padrinhho João Gilberto. “Ele mudou a música dos Novos Baianos. Eles cantavam rock’n’roll e começaram a tocar MPB e Waldir Azevedo, misturando guitarra e cavaquinho”.
Todos os Novos Baianos concederam entrevistas, com exceção de Baby do Brasil, que falou às câmeras, mas depois se arrependeu. “Era a entrevista mais bonita, sem dúvida nenhuma”, conta Dantas.
O longa, que estreia no fim do mês, também mostra a vida alternativa que o grupo levou. “A história deles é maravilhosa. Ensina sobre um Brasil mais leve”, acredita o diretor.