Toni Morrison, 90: eventos online e gratuitos celebram obra da escritora

Toni Morrison, 90: eventos online e gratuitos celebram obra da escritora
Autora de 'O olho mais azul' e 'Amada', Toni Morrison faria 90 anos nesta quinta (18) (Foto: Michael Lionstar)

 

Uma das escritoras mais importantes do século 20, Toni Morrison legou uma obra pontuada por reflexões sobre gênero, opressões e racismo nos Estados Unidos. Nascida em 1931, em Ohio, a escritora faria 90 anos nesta quinta (18), ocasião em que a Universidade de Cornell promove uma série de eventos para celebrar a vida e a obra da autora.

Primeira mulher negra a receber o Nobel de Literatura, em 1993, Morrison passou pela Cornell em 1955, quando defendeu seu mestrado em Inglês com uma análise sobre o suicídio nas obras de William Faulkner e Virginia Woolf. Foi docente em diversas universidades estadunidenses e trabalhou como editora, esforçando-se para divulgar a obra de escritores negros. Ao trabalhar na editora Random House, promoveu a publicação de nomes como Angela Davis e Muhammed Ali.

Com onze romances publicados, um livro de contos e dez livros de artigos e críticas literárias, Morrison iniciou sua carreira na literatura aos 39 anos com o celebrado O olho mais azul, de 1970. A narrativa acompanha a história de Pecola Breedlove, menina pobre e negra que sonhava em ter olhos azuis como os de uma atriz de cinema que idolatrava.

A questão racial perpassa toda a sua obra, como no romance Amada, considerada a obra-prima da escritora, e que recebeu o prêmio Pulitzer em 1988. A partir de uma pesquisa historiográfica em jornais do século 19, Morrison recria a história de uma mulher escravizada que mata a própria filha para não vê-la subjugada pela escravidão.

Morta em 2019, aos 88 anos, dizia que escrevia histórias que, como leitora, não encontrava publicadas. Os eventos em sua homenagem organizados pela Cornell são gratuitos e online. Veja mais detalhes abaixo.

Colóquio “Toni Morrison at 90”

Para abrir as comemorações do aniversário da autora, cinco intelectuais refletem sobre a importância da sua obra, bem como o seu impacto entre leitores e crítica ao redor do mundo. Participam Meredith Gadsby, do departamento de Estudos Africanos e Estudos Comparados Americanos da Universidade Oberlin; Paula Giddings, professora emérita de Estudos Africanos da Universidade Smith; Tayari Jones, escritora; Eleanor Traylor, professora e presidente emérita do Departamento de Inglês da Universidade Howard; e Dominique Bourgois, editora francesa. Todas elas mantiveram relações profissionais e também pessoais com a homenageada. A participação no colóquio necessita de inscrição prévia no site do evento.

Quando: 18/02, 19h (horário de Brasília)
Quanto: Grátis
Onde: na plataforma da Universidade Cornell

Leitura de O olho mais azul

Contando com 122 oradores, o romance de estreia de Morrison será lido initerruptamente durante sete horas, com trechos em português, francês, espanhol e alemão. Entre os nomes que participam da leitura estão a ativista e filósofa Angela Davis, os escritores Ta-Nehisi Coates, Tayari Jones e Edwidge Danticat, e os poetas Kevin Young, Sonia Sanchez e Joy Harjo. A participação no colóquio necessita de inscrição prévia no site do evento.

Quando: 19/02, a partir das 15h (horário de Brasília)
Quanto: Grátis
Onde: na plataforma da Universidade Cornell


> Assine a Cult. A mais longeva revista de cultura do Brasil precisa de você. 

Deixe o seu comentário

TV Cult