Pra não dizer que não falei das artes
Exposição resgata produções brasileiras da época da ditadura
Produções artísticas brasileiras do período da ditadura militar (1964-1985) são resgatadas através da exposição Entre Atos 1964/1968, que acontece no MAC-USP (Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo). Esta é a primeira de três mostras que abordam o desenvolvimento das artes naquela época, que coincide com a história de formação do acervo da instituição.
Durante a gestão do professor Walter Zanini na direção do museu, entre 1963 e 1978, houve uma mudança no perfil do acervo. Fundado em 1963, o MAC foi formado inicialmente a partir de obras do Museu de Arte Moderna de São Paulo e das coleções de Francisco Matarazzo Sobrinho e Yolanda Penteado. Zanini promoveu exposições que incentivavam a participação de jovens de até 35 anos na produção artística, por meio das mostras Jovem Desenho Nacional, Jovem Gravura Nacional e Jovem Arte Contemporânea. Segundo Ana Magalhães, curadora da exposição ao lado de Cristina Freire e Helouise Costa, “nesse período houve um engajamento para buscar espaços de liberdade e troca. Então, o que o professor Walter Zanini fez foi transformar”.
Das produções daquela época, estão expostas 113 obras de 49 artistas, como Cláudio Tozzi, Arnaldo Ferrari, Nelson Leirner e Iberê Camargo. “Quando levantamos o acervo, percebemos três indicativos de questões estéticas. Primeiramente, a experimentação em torno da figuração, já que alguns artistas se aproximam da nova figuração francesa e do pop. Outro indicativo é a presença forte, desde a década de 1950, das tendências do abstracionismo lírico e informal, ou seja, da arte informal. Por fim, há uma linguagem construtivista, como a da experimentação com abstração geométrica”, enumera a curadora. Ana explica que devido a essas características, a exposição se divide nas seções Figura, Gesto e Plano: “Nós poderíamos ter usado as categorias tradicionais, mas fugimos delas, porque a ideia é que essas obras vão além dessas categorias”.
Entre Atos 1964/1968
MAC-USP
Rua da Reitoria, 160 – Cidade Universitária
Até 1 de agosto
Entrada franca