Pela ordem
Por influência musical da mãe, a cantora Clari Marson, e do pai, o trompetista e violonista Algacir Costa, o gaúcho Yamandu Costa começou a estudar violão aos 7 anos. Aos 17, apresentou-se pela primeira vez em São Paulo e, desde então, inscreveu seu nome entre os principais violonistas brasileiros, como atestam os muitos prêmios conquistados, entre eles o Visa de MPB, de 2001, e o TIM de Melhor Solista, em 2004. Convidado a falar sobre suas influências, Yamandu conta à CULT em quais músicos brasileiros se inspira e por que foram importantes para sua formação musical.
Divulgação |
Yamandu Costa |
Radamés Gnattali
“Porque ele fez a ligação da música popular com a música de concerto, com a música erudita. Uma pessoa fundamental nessa extensão de várias músicas.”
Baden Powell
“Levou o violão do Brasil para o exterior e, com isso, mostrou nossa música para o mundo todo.”
Tom Jobim
“É uma inspiração. Ele consegue resgatar e contar uma cidade: a música dele tem cheiro do Rio de Janeiro. Eu acho isso muito especial.”
Heitor Villa-Lobos
“Pai da música do Brasil.”
Raphael Rabello
“Grande violonista que influenciou toda a minha geração. Ele fazia um som mais ligado à música tradicional em uma época complicada, que foram os anos 1980, quando isso estava completamente fora de moda. É uma pessoa que lutou por essa bandeira e conseguiu nos deixar um legado muito bonito, apesar de ter morrido jovem.”