Mostra traz fotos de Lévi-Strauss sobre o Brasil

Mostra traz fotos de Lévi-Strauss sobre o Brasil

Acontece em Paris, na galeria Defacto, a exposição “Mundos Perdidos”, que traz uma coleção de fotografias do antropólogo Claude Lévi-Strauss – parte delas inéditas.

Os registros fotográficos são de 1935 a 1939, quando Lévi-Strauss dedicou-se a documentar os povos indígenas brasileiros durante expedições aos Estados do Paraná e Mato Grosso. Parte delas foi conservada pela família e, outra parte, doada por Lévi-Strauss para o museu Quai Branly, em Paris – destas últimas, 245 são inéditas. Elas apresentam um retrato do desaparecimento gradual dos povos indígenas sob a influência da cultura urbana. O antropólogo registrou com sua Leica as tribos Bororo, Caduveo, Nambikwara e Kaingang, adquirindo um material de aproximadamente 3.000 fotografias.

A mostra, que vai até o dia 27 de abril, tem entrada gratuita.

[HTML1]

(11) Comentários

  1. Que ótima notícia a Mostra em Paris de fotos de Lévi-Strauss!Ocasião muito propícia para, de Paris, vermos um Brasil que foi motivo de muitas saudades no fim de sua Vida!Todos tinhamos ficado impressionados com os Tristes Trópicos… mas ao terminar seus dias ele declarou que sua Vida era bem emocionante,ótimas lembranças, por ter passado tanto tempo no Brasil. E que tinha Saudades…

  2. Lévi-Strauss contribuiu sistematicamente com a sociologia demonstrando a importância das estruturas e o respeito por elas independente do quanto elas sejam diferentes das nossas…

  3. Digo, para cá, para o Brasil. Que nós, brasileiros pudéssemos, também, conhecer a nossa história.

  4. A Cult é a melhor revista de cultura do Brasil em todos os aspectos.Isso demonstra que responsabilidade profissional,talento e paixão pelo jornalismo cultural valem mais que o poder financeiro.Vida longa à Cult!Que o poder econômico não destrua a revista mais séria do país.

  5. Sou contra estas exposições que mostram somente a parte indigena do Brasil fora do país, nunca vamos nos livrar do stigma que nos acompanha lá fora como sendo um país que só tem indios, mulatas e macacos se não mostrarmos ao mundo que isso não é o Brasil, temos muito mais pro mundo ver…

  6. Parabéns aos organizadores,puxa vida,nem me lembrava disso,sou formado pela Faculdade de sociologia e política de SP – estudamos exaustivamente Lévi-Strauss,impressionante.No campo da Antropologia.

  7. Realmente, essa exposição maravilhosa em antropología,se trata das origens do povo Brasileiro que continua deixado a parte em importantes discursos,parabéns a amostra por lembrarem isso aos brasileiros que por lá passarem!

  8. Essa exposição com certeza deve mostrar para muitos brasileiros e europeus..que o Brasil não tem somente 500 anos…

    Gostaria muito que essas fotografias fossem expostas no Brasil…
    O brasileiro precisa conhecer seu passado para poder ter um futuro justo e digno
    Tais

Deixe o seu comentário

Novembro

Artigos Relacionados

TV Cult