Livro inédito de Roberto Bolaño chegará ao Brasil em fevereiro
Roberto Bolaño (Foto: Luzphoto/Getty Images)
Redação
Durante a Feira Internacional do Livro de Guadalajara, que aconteceu entre 26 de novembro e 4 de dezembro, no México, um livro inédito de Roberto Bolaño, autor chileno morto em 2003, veio à tona. O romance O espírito da ficção científica, que chega ao Brasil em fevereiro pela Companhia das Letras, foi apresentado ao público pelo escritor e cineasta Guillermo Arriaga e pelo crítico Christopher Domínguez Michael, que assina o prefácio da obra.
Ambientado na Cidade do México na década de 1970, O espírito da ficção científica narra a trajetória de dois jovens que se iniciam mutuamente na literatura, no amor e no sexo. Os protagonistas, Remo Morán e Jan Schrella, dividem um sótão onde escrevem cartas aos seus escritores de ficção científica favoritos. Amos sonham viver apenas de suas produções literárias.
O manuscrito foi encontrado em um caderno assinado com a data de 1984, no Arquivo Bolaño, localizado na cidade de Girona, na Espanha. Lá estão guardadas mais de 14 mil páginas entre cadernos, livros de poemas, recortes, revistas e fotos deixadas por Bolaño.
Carolina López, viúva do autor, afirmou durante o evento que a decisão de lançar o romance foi principalmente da família, que atualmente avalia quanto do material inédito deixado por Bolaño pode chegar ao público nos próximos anos. Na Espanha, a obra acaba de ser publicada pela Alfaguara, que pretende lançarainda outros vinte e um títulos de Bolãno.