Internautas chineses criam linguagem para driblar censura
Para lidar com a crescente censura na web, internautas chineses criaram uma linguagem codificada para discutir assuntos sensíveis às autoridades públicas.
Renaud de Spens, especialista em internet chinesa, afirma no jornal Le Monde: “Como assinalou ironicamente Ai Weiwei, a censura é um estímulo enorme para a criatividade.”
Sua inventividade, temperada com humor e ironia, é favorecida pela riqueza tonal do idioma chinês, embora o surgimento dessa linguagem codificada, no exterior, tenha levado à mesa discussões sobre as possíveis perdas no idioma.
Em conto intitulado “A guerra dos Teletubbies contra o Mestre Kong”, que fez sucesso na web, substituições sutis de ideogramas camuflam nomes do Comitê Político Permanente chinês assim como o ex-número um do Partido Comunista da cidade de Chongqing, Bo Xilai, em figuras da ficção como os Teletubbies, personagens de um programa infantil britânico produzido no fim da década de 90.
Com ele, os usuários puderam discutir questões políticas envolvendo figuras públicas ausentes dos meios de comunicação oficiais.
Essa prática de codificação não é nova, sugere Séverine Arséne, outro especialista em internet chinesa: “Em sociedades escravistas, os escravos sempre tiveram códigos próprios para que as autoridades não entendessem o que diziam. É normal que as pessoas tenham dominado este tipo de códigos”. A grande novidade é o alcance possibilitado pela internet, que leva as discussões além das barreiras nacionais.