“Fotógrafo dos escritores” lança primeiro livro no Brasil

“Fotógrafo dos escritores” lança primeiro livro no Brasil

 

Sentado na beira da cama de um quarto de hotel, Gabriel García Márquez observa a paisagem através da janela. Jorge Amado escolhe frutas em um mercadinho. Saramago observa sua própria imagem refletida em um pequeno espelho que segura nas mãos. Cenas como essas têm sido registradas pelo argentino Daniel Mordzinski há quase quatro décadas.

Conhecido como o “fotógrafo dos escritores”, ele publica seu trabalho pela primeira vez no Brasil no livro A literatura na lente de Daniel Mordzinski (Sesi-SP), que reúne cerca de  400 imagens de autores ao redor do mundo. É este o seu grande projeto “interminável e infinito”: construir um “atlas” das letras através de sua lente.

“Eu não imagino a vida sem literatura. Eu diria que a literatura alimenta minha vida e meus sonhos. Meus retratos são o resultado desse sentimento e um pacto de confiança e respeito com os escritores”, afirma.

A relação de confiança entre artista e personagem explica algumas das cenas inusitadas que compõe o livro. Em uma delas, o poeta brasileiro Eucanaã Ferraz dorme ao relento; em outra, o dramaturgo e roteirista grego Petros Markaris joga dinheiro para o alto. Adriana Lisboa faz as vezes de manequim em uma vitrine de loja, enquanto Agustina Bessa-Luís retoca o batom em frente a um espelho de banheiro.

“Os escritores sabem que nunca vou traí-los ou enganá-los. No fundo eles aceitam as minhas ideias porque a aventura que proponho é divertida, rápida, amigável e segura”, diz Mordzinski, que às vezes registra os autores durante viagens a festivais e às vezes por simples ação do “acaso”.

Em A literatura na lente de Daniel Mordzinski, sua intenção é reunir desde os primeiros retratos de Borges, Cortázar, Saramago e Jorge Amado, por exemplo, até as últimas fotos tiradas há alguns meses especificamente para a publicação. “Mantenho vivo o mesmo prazer e a mesma curiosidade de quando fiz minha primeira foto, talvez porque a fotografia me deu uma grande satisfação, como a amizade que me une a muitos dos autores que eu admiro e fotografo.”

A literatura na lente de Daniel Mordzinski
Daniel Mordzinsk
Sesi-SP
412 págs. – R$ 110

Deixe o seu comentário

Novembro

Artigos Relacionados

TV Cult