Privado: Filosofia: Machismos e feminismos – o livro
Coletânea – organizada por mim e por Maria Borges, profa. da UFSC – foi publicado há pouco.
Aqui vai a apresentação que escrevi em 2011 (sim, os livros demoram a sair neste país). Ela dá uma ideia geral do que é o livro pra quem se interessar pelo assunto.
Apresentação
A primeira pergunta a ser respondida para que se compreenda o livro que ora apresento diz respeito ao modo como ele foi organizado. Maria de Lourdes Borges convidou-me para ser sua parceira nesta empreitada. Eu agradeci muito pelo convite, pois o tema é das minhas paixões mais sérias e antigas. Além de tudo, acredito que o feminismo é uma teoria-prática que se faz em grupo. Maria de Lourdes convidaria as pessoas, eu faria alguma coisa depois, como por exemplo, escrever o prefácio. Gentileza e desafio que me propôs a minha querida colega e amiga.
Algumas das autoras dos artigos deste livro já estiveram presentes em duas publicações anteriores das quais fui, como agora, organizadora. As mulheres e a filosofia (Ed. Unisinos, 2002) e Mulheres, filosofia ou coisas do gêner0 (EDUNISC, 2008). O primeiro deles, fruto do primeiro congresso organizado no Brasil envolvendo Filosofia e Mulheres (2001), foi um trabalho pioneiro e tivemos, eu e minhas parceiras na ocasião -, muita dificuldade em encontrar quem se interessasse pela questão das mulheres e pelo tema do feminismo relativamente à filosofia. Compareceram sociólogas, educadoras, psicanalistas, mas professoras de filosofia eram raríssimas. O segundo foi um pouco mais fácil, pois as pessoas já estavam convencidas da
Assine a Revista Cult e
tenha acesso a conteúdos exclusivos
Assinar »