Estante Cult: as melhores leituras de 2019, segundo nossos convidados
A drag queen e professora Rita von Hunty, a teóloga Ivone Gebara e a escritora Jarid Arraes (Fotos: Divulgação)
Laerte, quadrinista
Outras mentes: o polvo e a origem da consciência, Peter Godfrey-Smith, Todavia
Nunca pensei ficar tão impressionada com uma investigação feita por um filósofo mergulhador sobre o tipo de inteligência dos polvos. Também nunca esperei me envolver tanto num trabalho sobre a origem da consciência.
Ivone Gebara, filósofa e teóloga
Carta à rainha louca, Maria Valéria Rezende, Alfaguara
Gostei do livro pelo estilo de carta à rainha de Portugal. A autora das cartas, uma prisioneira cheia de sabedoria e ironia, relata as injustiças da Colônia, sobretudo contra as mulheres sozinhas. É uma crítica social e política fina àqueles tempos que são ainda os de hoje, embora com nuances e situações diferentes.
Marcelo D’Salete, quadrinista, ilustrador e professor
Luzes de Niterói, Marcello Quintanilha, Veneta
Marcello Quintanilha tem uma maneira muito peculiar e sutil de captar a realidade brasileira desde meados do século 20. Traz uma trama detalhada, atenta a cada gesto e entonação das personagens. Revela os meandros de uma Niterói de pescadores e boleiros, entre fracassos e sonhos.
Julián Fuks, escritor
Tornar-se palestina, Lina Meruane, Relicário Edições
Um desses livros que entenderam o essencial: que nada acaba quando acaba a história. Depois de relatar sua busca pessoal pela terra de seus antepassados, numa rica viagem a um passado próprio e alheio, Lina aborda com coragem e clareza a luta do povo palestino. Cria um livro potente e vivo, em franco
Assine a Revista Cult e
tenha acesso a conteúdos exclusivos
Assinar »